preto de Santiago de Compostela, Galicia (España)

Mostrar orixinal
manera central portugués a Santiago de Compostela - Junio ​​el año 2015

4ª Etapa: SANTIAGO DE COMPOSTELA - FINISTERRE

Recorrido que efectué por primera vez en junio de 2015.

Al principio, un "miedo" de lo desconocido, pero el recorrido estaba bien en mi mente. Previsiblemente difícil, pero para ser hecho. El recorrido en sí es largo, con mucha grava y desniveles acentuados, pero muy agradable por el silencio del viaje y por la cantidad de peregrinos que se encuentra a lo largo de TODO el camino.

Por ahora, el viaje se quedó por Finisterra, pero brevemente intentaré el recorrido inverso, pasando por Muxia. ¡Pero que no haya ilusiones! Si no es para hacer cortes, es un recorrido para alrededor de 10h-11h a pedalear. ¡Fuera las paradas!

• jhernanidias 10-ago-2015

• Foto de Trindade97

Trindade97 03-feb-2016

grande aventura, admirável!
    tenciono fazer este ano com mais 2 ou 3 amigos: Porto - Santiago - Finisterra.

que conselhos nos pode dar?

• jhernanidias 03-feb-2016

Ser resiliente -ultrapassar um-a-um todos os obstáculos logísticos, físicos, psicológicos e outros...
    Anti-herói - estamos num "caminho" , o espiritual deve estar presente de princípio ao fim...
    Disciplina no consumo e no andamento
    Viajar sem ansiedade ou medo. Desfrutar do meio por onde vai passando
    Hidratar-se permanentemente.
    Gerir as capacidades de forma adulta
    O percurso de Santiago a Finisterra é muito duro. DURO, amigo, mas se o não fizer perde a oportunidade de viver um momento de realização inolvidável. E não perca o por-do-sol nem o prazer dr beber uma sidra antes de Padrone.
    Vá dando noticias quem sabe nos possamos encontrar.
    Mas o Ricardo terá conselhos mais assertivos para o seu projeto

• Foto de ricardodias2020

ricardodias2020 03-feb-2016

Dar conselhos é sempre muito subjetivo. Cada um tem que conhecer os seus limites, a sua preparação, a altura do ano em que vai fazer o caminho, etc.

Mas deixando o "politcamente correto", alguns conselhos:

- Levar no máximo 7 kg de bagagem
    - O nosso percurso foi feito quase sempre com temperaturas entre 30 e 38ºC, É duro, Hidratação abundante é obrigatória!
    - O percurso obriga ao total de cerca de 380km, maioritariamente em paralelo, gravilha, asfalto, pedras soltas. Ao final de 4 dias em cima do selim, o "rabo" queixa-se. Para dizer que fiz quase metade desta última etapa de pé, senão não aguentava
    - Dormir nos albergues. Os portugueses têm muito boas condições à exceção do de Caminha (mas se for para fazer o caminho central, o de Caminha não faz parte do percurso). Sugiro os albergues de Ponte de Lima e Pontevedra. Formidáveis. Nota: o albergue de Pontevedra tem uma sala APENAS com colchões no chão que são bem mais agradáveis do que as camaratas! Mas muitas pessoas desconhecem essa sala! E fica mais barata €1.
    - Parar em Padrón e visitar o Santiaguinho, que fica num monte por detrás do mosteiro (ao lado do albergue de peregrinos). É uma subida íngreme, mas que é interessante para ser feita.
    - Evitar "correrias" e ir sempre a uma média estável, que se aguente. A maior parte das vezes, a média de 15km/h é mais do que suficiente para se ir confortável todo o caminho.
    - Cuidados: os últimos 20km entre Padrón e Santiago são duros! Muita subida, monte, terra. A kilometragem engana!
    - Em Santiago, assistir à missa do peregrino é "ex-libris"
    - Ir buscar o "troféu" da "compostela" (certificado de realização do caminho)
    - Santiago a Finisterra: DURO, principalmente depois de 3 dias a pedalar. Não dá para muitas aventuras. É "rolar" e evitar paragens muito prolongadas. É uma média de 10h a pedalar! Sair de cedo de Santiago para ainda apanhar o pôr-do-sol no Farol de Finisterra é aconselhável.
    - ...(tantas outras coisas mais)

• Foto de Trindade97

Trindade97 04-feb-2016

Companheiros, desde já agradeço os vossa ajuda, acho que foi muito util,
    A nossa aventura está agendada para o ultimo fim de semana de maio.
    em Janeiro pedalei 700km e espero continuar nos meses seguintes com este andamento para habituar o corpo a este desafio.
    um grande obrigado.

• Foto de ricardodias2020

ricardodias2020 04-feb-2016

Em Maio já é possível que esteja bastante calor para o Caminho.

Espero que esses quilómetros não sejam só em asfalto! A diferença é grande! Mas tem tudo para correr bem.

Há muitos locais para abastecimento de água, ao longo do caminho, albergues, "tascas", ...