Actividade

Travessia Garuva Crista 03 realizada sem acampamento

Descargar

Fotos de la ruta

Foto deTravessia Garuva Crista 03 realizada sem acampamento Foto deTravessia Garuva Crista 03 realizada sem acampamento Foto deTravessia Garuva Crista 03 realizada sem acampamento

Autor

Estadísticas de la ruta

Distancia
26,29 km
Desnivel positivo
1.652 m
Dificultade técnica
Moi difícil
Desnivel negativo
1.675 m
Altitud máxima
1.355 m
TrailRank 
62 5
Altitud mínima
9 m
Trail type
Solo ida
Tiempo en movimiento
8 horas 15 minutos
Tempo
13 horas 15 minutos
Coordenadas
4712
Fecha de subida
26 de octubre de 2021
Fecha de realización
octubre 2021
  • Valoración

  •   5 1 valoración

preto de Garuva, Santa Catarina (Brazil)

Vista 610 veces, descargada 24 veces

Fotos de la ruta

Foto deTravessia Garuva Crista 03 realizada sem acampamento Foto deTravessia Garuva Crista 03 realizada sem acampamento Foto deTravessia Garuva Crista 03 realizada sem acampamento

Descripción del itinerario

👍 Essa track te ajudou? Avalie com 5 ⭐️

TRAVESSIA GARUVA CRISTA sem acampamento

REGISTRO DA ATIVIDADE

HORA/REFERÊNCIA
1:45 Saída Joinville
2:45 Chegada Rest.Theodoro
3:00 Saída Rest.Theodoro
3:50 Chegada Bifurção cachoeira
3:55 Saída Bifurcação cachoeira
4:30 Chegada Mirante
4:40 Saída Mirante
5:25 Chegada A1
5:40 Saída A1
6:45 Chegada Garuva
7:25 Saída Garuva
8:25 Chegada Mirante
8:40 Saída Mirante
9:10 Chegada Lagarto
9:25 Saída Lagarto
10:50 Chegada Cabeluda
11:00 Saída Cabeluda
12:00 Chegada Clareira Vigia
13:00 Saída Clareira Vigia
13:15 Chegada Crista
13:30 Saída Crista
16:15 Chegada Harry
17:00 Saída Harry
18:00 Chegada Joinville
*5:30 Nascer do Sol

TEMPO/PERCURSO
1:00 Joinville - Harry - Rest.Theodoro
0:15 Preparação
0:50 Rest.Theodoro - Bifurcação cachoeira
0:05 Descanso
0:35 Bifurcação cachoeira - Mirante
0:10 Descanso/contemplação
0:45 Mirante - A1
0:15 Descanso/contemplação
1:05 A1 - P.Garuva
0:40 Café/descanso/contemplação
1:00 P.Garuva - Mirante
0:15 Descanso/contemplação
0:30 Mirante - Lagarto
0:15 Descanso/contemplação
1:25 Lagarto - Cabeluda
0:10 Descanso/contemplação
1:00 Cabeluda - Clareira Vigia
1:00 Almoço/descanso
0:15 Clareira Vigia - Crista
0:15 Descanso/contemplação
2:45 Crista - Harry
0:45 Banho e lanche
1:00 Harry - Rest.Theodoro - Joinville
*16:15 Tempo total da atividade


ATENÇÃO!!!

Para realizar esta atividade não foi preciso pegar autorizações nem pagar taxa de visitação. Paguei apenas para utilizar a ponte pênsil e tomar banho no Estacionamento do Sr. Harry. Portanto, mais do que nunca, é fundamental que o visitante tenha muito respeito, gratidão, consciência ecológica e bom senso em todo percurso.

Evite qualquer interferência na natureza. Esta é uma área de preservação permanente.

Evite fogueira (isso é crime ambiental). Use fogareiro que é muito mais prático, seguro e permitido.

Evite som alto. Curta e deixe os demais curtirem a paz e os sons da natureza.

Evite deixar na natureza qualquer coisa que você levou.

Para as fezes e papel higiênico use shit tube ou enterre em local apropriado, longe de acampamentos, trilhas e cursos de água.

Se presenciar crime (seja ambiental ou qualquer outro) ou em casos de emergência (como acidente grave ou alguém se perdeu na região), ligue para a Polícia Militar pelo telefone 190.


NIVEL DE DIFICULDADE

O nível de dificuldade é muito relativo e pessoal. Depende de vários fatores, principalmente do preparo (físico, emocional, experiência, motivação, conhecimento da região, qualidade dos equipamentos, etc.). Na minha opinião, essa atividade pode ser classificada como de nível 3 (difícil) para trilheiros experientes com bom preparo e de nível 4 (muito difícil) para trilheiros pouco experientes ou iniciantes com bom preparo. Para trilheiros pouco experientes ou iniciantes sem preparo essa atividade não é recomendada, exceto quando guiados por guia ou trilheiro experiente.

Boa aventura🙏


INFORMAÇÕES/CURIOSIDADES

CAMPOS DO QUIRIRI

Os Campos do Quiriri, são um conjunto de 30 cumes cuja altura varia entre 1,3 mil e 1,6 mil metros e proporciona uma vista única. Lá do alto é possível ver, além do mar, cidades como Joinville, a Serra da Dona Francisca, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul. Como as fazendas dos Campos do Alto do Quiriri estão em propriedades particulares, é preciso reservar a visita com antecedência, de preferência com guias. Além disso, apenas veículos de tração integral (4×4) ou trilhas de elevado grau de dificuldade conseguem chegar aos principais acessos das trilhas que levam aos cumes que em sua maioria, estão localizados no território de Garuva.

Um paraíso solitário de beleza deslumbrante que transmite PAZ. Quiriri em tupi guarani significa “Silêncio Noturno“. Um verdadeiro convite à contemplação! Essa sensação de paz e quietude é muito recorrente em quem caminha pelos campos de altitude do Quiriri. Ele guarda atrativos como o marco da divisa dos estados PR e SC, a famosa Pedra da Tartaruga e vales com nome de Encantado.

Fonte: https://turismo.garuva.sc.gov.br/equipamento/index/codEquipamento/20377


SERRA DO MAR

Com o clima mesotérmico úmido de verão quente, o município de Garuva se situa na base da Serra que forma um cenário digno de cartão postal. Além da Serra do Mar ser composta de diversas cachoeiras é ideal para quem gosta da prática de trilhas em meio à mata nativa. As montanhas irmãs formadas pelo contraforte da Serra do Quiriri são considerados um dos conjuntos montanhosos mais bonitos da região: o Pico da Jurema com seu cume rochoso e a direita o Pico Garuva, com um formato aguçado. Podem ser observados por quem trafega na BR 101, próximo ao núcleo urbano de Garuva, inclusive uma trilha de acesso é comum às duas montanhas, tendo somente uma ramificação no final que deriva para ambas. Para subir as montanhas, deve-se ir acompanhado de alguém.

Fonte: https://turismo.garuva.sc.gov.br/o-que-fazer/item/serra-do-mar3


MONTE CRISTA

O caminho, ao alto, já foi utilizado por padres jesuítas há mais de 200 anos, existindo trilhas (escadaria) feitas por humanos com mais de mil anos de existência e ainda bem conservadas. Estas trilhas ligavam o litoral ao interior do continente, ao Planalto Serrano, indo até o Paraguai, inclusive usada ininterruptamente desde tempos imemoriais, onde passou o caminho do “Peabiru” na língua tupi, “pé” - caminho; “Abiru” - gramado amassado). Os antigos contam histórias e lendas, e entre elas, há aquela em que os jesuítas ali guardavam ouro em grutas, uma salva dos piratas marítimos. Onde termina uma mata densa e começa os campos de altitude, Pedra do Mirante lembra uma forma de um homem sentado, que foi chamado de “Guardião do Crista”.

CREST MOUNTAIN

O percurso até ao topo é utilizado por padres jesuítas há mais de 200 anos e existem trilhos (escadas de pedra) feitos por humanos com mais de mil anos de existência e ainda bem preservados. Essas trilhas ligavam o litoral ao interior do continente, ao Planalto Serrano, indo até o Paraguai, mesmo utilizado ininterruptamente desde tempos imemoriais, por onde passou o caminho do “Peabiru” na língua tupi, “pé” - caminho; “Abiru” -grammed amassado). Os antigos contam histórias e lendas e entre elas está a dos Jesuítas que guardavam ouro ali, em grutas, a salvo dos piratas do mar. Onde termina a densa floresta e começam os campos de altitude, a Pedra do Belvedere lembra a forma de um homem sentado que era chamado de “Guardião da Crista”.

Fonte: https://turismo.garuva.sc.gov.br/o-que-fazer/item/monte-crista


CAMINHO DO PEABIRU

Garuva faz parte dessa rota milenar que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico, cruzando a América do Sul de Leste a Oeste. O caminho, que passa pelo Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru, é repleto de riquezas naturais e históricas, tendo sido usado para migrações de povos indígenas e, mais tarde, em missões religiosas e no desbravamento e ocupação de vários territórios. Peabiru é o nome pelo qual ficou conhecido, não só um caminho, mas toda uma extensa rede de trilhas que ligava a região dos Andes à costa do Atlântico. O historiador Luiz Galdino, em seu livro “Peabiru – Os Incas no Brasil”, fundamenta que os peabirus testemunham antigas incursões com o propósito de estender o domínio incaico até as margens do Atlântico, onde nasce o sol. Nas margens do rio Três Barras e da baía da Babitonga, começava a ramificação do peabiru conhecida como Caminho Velho, Caminho de Três Barras, Caminho dos Ambrósios, Caminho de São Tomé, Caminho dos Jesuítas e Caminho de Monte Crista e se estendia por mais de duzentas léguas até à cidade de Cuzco no Peru. No Caminho de Monte Crista, que é apenas uma pequena parte da milenar trilha do peabiru, existem algumas obras de engenharia simplesmente admiráveis. A peculiar técnica de construção das canalizações d’água, como a da escadaria de pedra, faz lembrar as antigas obras de engenharia que se encontram na região andina, feitas por civilizações incas e pré-incaicas. O geógrafo Olavo Raul Quant, em seu livro “Peabiru – O Caminho Velho”, esclarece que depois de os portugueses e espanhóis chegarem à América do Sul, o Peabiru foi trilhado pelos padres jesuítas, por viajantes que vinham da Espanha e não queriam passar pelo Rio da Prata. Tudo indica que Aleixo Garcia, Alvar Nuñes Cabeza de Vaca e Fernando de Tejo y Sanábria, fizeram suas caminhadas por esse mesmo peabiru.

Fonte: www.montecrista.org

Puntos de interese

Foto deInterseção Foto deInterseção

Interseção

PictogramaRío Altitude 62 m
Foto deRio

Rio

PictogramaIntersección Altitude 342 m
Foto deEsq Garuva dir água

Esq Garuva dir água

PictogramaPanorámica Altitude 656 m
Foto dePanorama

Panorama

PictogramaCueva Altitude 870 m
Foto deCaverna

Caverna

PictogramaIntersección Altitude 969 m
Foto deDir Garuva esq água Foto deDir Garuva esq água

Dir Garuva esq água

PictogramaCamping Altitude 976 m
Foto deA1 (Acampamento 1)

A1 (Acampamento 1)

PictogramaFoto Altitude 991 m
Foto deEsq Garuva dir água

Esq Garuva dir água

PictogramaIntersección Altitude 1.083 m
Foto deDir Garuva esq água

Dir Garuva esq água

PictogramaIntersección Altitude 1.216 m
Foto deDir Garuva esq Jurema

Dir Garuva esq Jurema

PictogramaIntersección Altitude 1.221 m
Foto deDir Garuva esq Jurema (altitude 1229 m)

Dir Garuva esq Jurema (altitude 1229 m)

PictogramaCima Altitude 1.287 m
Foto dePico Garuva (altitude 1292 m) Foto dePico Garuva (altitude 1292 m) Foto dePico Garuva (altitude 1292 m)

Pico Garuva (altitude 1292 m)

PictogramaRío Altitude 1.142 m
Foto deRio

Rio

PictogramaRío Altitude 1.186 m
Foto deRio da Crista

Rio da Crista

PictogramaPanorámica Altitude 1.341 m
Foto deMirante Foto deMirante Foto deMirante

Mirante

PictogramaRío Altitude 1.289 m
Foto deRio (nascente Igrejinha)

Rio (nascente Igrejinha)

PictogramaCima Altitude 1.346 m
Foto dePico Lagarto Foto dePico Lagarto Foto dePico Lagarto

Pico Lagarto

PictogramaRío Altitude 1.271 m
Foto deRio (nascente Igrejinha)

Rio (nascente Igrejinha)

PictogramaIntersección Altitude 1.208 m
Foto deEsq Crista dir ?

Esq Crista dir ?

PictogramaIntersección Altitude 1.122 m
Foto deBivac

Bivac

PictogramaCueva Altitude 1.117 m
Foto deEsq Crista dir Picolé

Esq Crista dir Picolé

PictogramaIntersección Altitude 924 m
Foto deEsq Crista dir Ambrosios/água

Esq Crista dir Ambrosios/água

PictogramaIntersección Altitude 905 m
Foto deDir Crista esq água

Dir Crista esq água

PictogramaCamping Altitude 900 m
Foto deCabeluda

Cabeluda

PictogramaIntersección Altitude 845 m
Foto deDir Crista esq Cachoeira Três Barras

Dir Crista esq Cachoeira Três Barras

PictogramaRío Altitude 831 m
Foto deRio Manoel Rodrigues

Rio Manoel Rodrigues

PictogramaRío Altitude 855 m
Foto deRio

Rio

PictogramaRío Altitude 822 m
Foto deRio

Rio

PictogramaIntersección Altitude 895 m
Foto dePedra mapa

Pedra mapa

PictogramaIntersección Altitude 893 m
Foto deDir Crista esq Harry

Dir Crista esq Harry

PictogramaCamping Altitude 894 m
Foto deCamping Clareira do Vigia

Camping Clareira do Vigia

PictogramaCima Altitude 968 m
Foto dePico Crista (Altitude 967 m) Foto dePico Crista (Altitude 967 m) Foto dePico Crista (Altitude 967 m)

Pico Crista (Altitude 967 m)

PictogramaIntersección Altitude 817 m
Foto deEsq Harry dir Cabeluda

Esq Harry dir Cabeluda

PictogramaFuente Altitude 733 m
Foto deFonte

Fonte

PictogramaIntersección Altitude 691 m
Foto deEsq Harry dir Mirante

Esq Harry dir Mirante

PictogramaFuente Altitude 373 m
Foto deFonte

Fonte

PictogramaIntersección Altitude 280 m
Foto deDir1 Harry dir2 Cach.Lapinha esq água

Dir1 Harry dir2 Cach.Lapinha esq água

PictogramaRío Altitude 251 m
Foto deRio

Rio

PictogramaRío Altitude 222 m
Foto deRio

Rio

PictogramaRío Altitude 261 m
Foto deRio

Rio

PictogramaRío Altitude 40 m
Foto deRio

Rio

Foto deDir Harry

Dir Harry

PictogramaRío Altitude 35 m
Foto deRio

Rio

Foto deHarry Foto deHarry

Harry

Comentarios  (3)

  • Foto de trilhandoeacampando
    trilhandoeacampando 29 oct 2021

    Quem quiser fazer essa trilha, sem acampamento ou com acampamento, e quiser companhia, me avise, que se eu puder vou junto.

  • rsant 7 feb 2022

     

    Que lugar lindo!!! Obrigada pelas informações.

  • RUAN MENDONÇA DE SOUZA 23 feb 2023

    opa trilhandoeacampando, quero fazer essa trilha similar a tua com o meu grupo até metade desse ano, poderiamos marcar de ir junto. meu telefone é 47 992415633

Si quieres, puedes o esta ruta