• Foto de Odemira, o mar e o Mira
  • Foto de Odemira, o mar e o Mira
  • Foto de Odemira, o mar e o Mira
  • Foto de Odemira, o mar e o Mira
  • Foto de Odemira, o mar e o Mira
  • Foto de Odemira, o mar e o Mira

Coordenadas 3147

Fecha de subida 5 de enero de 2021

Fecha de realización enero 2021

-
-
202 m
2 m
0
25
49
98,0 km

Vista 165 veces, descargada 3 veces

preto de Vale de Pegas, Beja (Portugal)

Percurso de gravel realizado em Dezembro de 2020 e desenhado com base na rede de percursos dos Centros de Cycling de Odemira.

O percurso é circular e foi realizado no sentido contrários aos ponteiros do relógio. Todo o percurso é ciclável, quase sempre por caminhos rurais largos e fluídos, com alguns troços em asfalto por estradas secundárias e com pouco trânsito (atenção que durante o Verão pode haver trânsito mais significativo junto à costa). Na chegada a Odemira há ainda um curto troço em singletrack que exige alguma perícia e com risco de queda.

Alguns troços encontram-se sinalizados com sinalética do Centro de Cycling (alguns deles apenas no sentido oposto) e entre Sabóia e Odemira o percurso é ainda parcialmente coincidente com o Caminho Histórico da Rota Vicentina (percurso sinalizado).

No geral o percurso não apresenta dificuldades técnicas, mas tem algumas subidas bastante acentuadas. Após a passagem em Sabóia há que fazer uma subida bastante dura e longa, seguida de uma descida acentuada que pode exigir algum cuidado. As principais dificuldades são a distância a percorrer (cerca de 100km) e o desnível acumulado.

O percurso passa por algumas localidades onde é possível abastecer de água ou comida, mas os reabastecimentos devem ser bem planeados porque as distâncias entre localidades são significativas. As principais localidades são a Zambujeira do Mar e Sabóia.

O percurso pode ser feito no sentido oposto ou começado noutra localização. Perto de Sabóia existe estação de comboio (Estação de Santa Clara a Velha - Sabóia) que é boa opção para quem queira chegar à região de comboio.

O troço entre Sabóia e Odemira segue quase sempre junto ao rio Mira. O percurso junto ao rio é bastante fluído e interessante, mas como já fiz esta parte de noite não posso falar sobre a paisagem. De resto é um percurso muito interessante, diverso e equilibrado. Obviamente que pode ser feito em bicicleta de montanha clássica, mas é perfeito para gravel!
Waypoint

Praia do Carvalhal

Waypoint

Camping Monte Carvalhal da Rocha

Waypoint

Zambujeira do Mar

Waypoint

Odemira

Waypoint

Estação Sta. Clara - Sabóia (CP)

Waypoint

Sabóia

Waypoint

S. Teotónio

Comentarios

    Si quieres, puedes o esta ruta