-
-
1.036 m
864 m
0
2,0
4,0
7,96 km

Vista 1806 veces, descargada 185 veces

preto de Mucugê, Bahia (Brazil)

Trilha para as cachoeiras Três Barras e Cristais, localizadas no município de Mucugê, na Chapada Diamantina.
Trilha com vegetação alta nos primeiros 8 km, recomendando-se ir de calça. Após atingir o rio, a trilha passa a ser “pular pedrinhas”. Há trilhas nas laterais do rio, entretanto nem sempre são fácies de encontrar. Talvez com o rio mais cheio, elas sejam mais óbvias.
Para chegar a Cachoeira dos Cristais, siga pela direita do poço da Cachoeira Três Barras, pelo rio. Ao final do rio se chegará a outra cachoeira, sendo que nas proximidades da sua queda, a direita, existe outra trilha que te levará para parte superior desta cachoeira. Siga por esta trilha, continuando pelo rio, até o local onde o rio faz uma curva brusca para a direita. Neste local existe uma trilha a esquerda, bem a esquerda, que te levará para cima da queda da Cachoeira Três Barras. Siga por esta trilha e depois pelo rio, realmente pulando por pedrinhas, que no final encontrará a Cachoeira dos Cristais.
Existem setas por todo o caminho, entretanto apresentam baixa expressividade quando se atinge o rio (se você se perder, elas não vão te ajudar muito).
Fizemos a trilha em época de seca. Cuidado com trombas d’águas se for fazer a trilha em época de chuva!
Waypoint

Cachoeira dos Cristais

Waypoint

Cachoeira Três Barras

Waypoint

Rio Piaba

Waypoint

Mirante

1 comentario

  • Foto de Hélio Jr

    Hélio Jr 02-oct-2017

    He realizado esta ruta  ver detalle

    Bom detalhamento. Até a segunda chegada ao leito do Rio Piabas é uma trilha bem demarcada em meio a vegetação. Algumas folhas de capim "fecham" a trilha, recomendo braços e pernas protegidos.
    A passagem por um afluente do Rio Piabas é um pouco confusa, é um local que exige um pouco mais de atenção. Acredito que montanhistas experientes não terão dificuldade com o trecho pelo leito, as trilhas laterais são discretas, mas estão lá. Pular pedra mesmo somente no trecho final dos Cristais. Chegando ao Piabas (pela 2ª vez): começa pela esquerda, atravessa pra direita e retornar à esquerda antes de chegar à cachoeira Três Barras. Para a Cristais começa pela direita, atravessa para esquerda e volta pra direita margeando um paredão, o trecho final é pulando de bloco em bloco pelo leito.
    Para pessoas sem experiência em trilhas e navegação: recomendo a contratação de um guia ou que vá com alguém que conheça o caminho.

Si quieres, puedes o esta ruta