-
-
38 m
2 m
0
2,0
4,1
8,18 km

Vista 20 veces, descargada 1 veces

preto de Almograve, Beja (Portugal)

Percurso pedestre circular pelas dunas do Almograve

O percurso encontra-se sinalizado com as marcações pintadas de Pequena Rota (amarelo e vermelho), sendo parcialmente coincidente com o Trilho dos Pescadores (marcações a azul e verde), a Grande Rota que liga S. Torpes a Lagos ao longo da costa.

Este percurso faz parte da rede de percursos circulares da Rota Vicentina e já dá para sentir um cheirinho do que é percorrer os mais de 200km da Grande Rota.

O percurso começa e termina em Almograve e pode ser feito nos dois sentidos, mas é mais interessante fazer no sentido contrário aos ponteiros do relógio, começando pelo troço interior e deixando o caminho junto ao mar (e bem mais interessante) para desfrutar no final.

O trilho costeiro é sempre em areia solta sobre as arribas, existindo acessos às várias praias ao longo do percurso. Caminhar pela areia implica um esforço acrescido e, apesar do trilho ser relativamente curto, é necessário ter um mínimo de boa forma física.

A passagem pela Praia da Foz dos Ouriços é o troço tecnicamente mais complicado, com descida e subida por uma vereda um pouco íngreme e com piso pouco estável. A ribeira que corre para o mar a meio da praia é mais um desafio a superar e pode ser necessário ter mesmo que molhar os pés, pois saltar de um lado ao outro não é para todos.

O único ponto de apoio é em Almograve e por isso é necessário ir precavido com tudo o que possa ser necessário. Durante o verão o calor faz-se sentir e é importante levar água em abundância.

Nota:
Infelizmente grande parte da nossa costa está invadida por plantas exóticas invasoras e são várias as espécies que aqui já se instalaram. Nem tudo o que é verde "é bom" e é importante ter essa consciência. Os chorões, as acácias, as canas e até a erva-das-pampas dominam o ecossistema e destroem o equilíbrio natural, ameaçando a nossa flora autóctone.
A Rota Vicentina promove regularmente acções de controlo de plantas invasoras com voluntários, pelo que se podem juntar e ir conhecer este e outros percursos ao mesmo tempo que dão o vosso contributo para esta importante causa.
Waypoint

Almograve

Waypoint

Praia do Almograve

Waypoint

Praia de Nossa Senhora

Waypoint

Praia da Foz dos Ouriços

Waypoint

Praia da Angra das Melancias

Waypoint

Praia da Angra dos Travessos

Waypoint

Praia dos Picos

Waypoint

Praia do Brejo Largo

Comentarios

    Si quieres, puedes o esta ruta