-
-
1.225 m
1.066 m
0
1,7
3,4
6,8 km

Vista 156 veces, descargada 10 veces

preto de São Gabriel, Guarda (Portugal)

Caminhada pelo bosque de Faias de São Lourenço.

Percurso circular por caminhos florestais, com distância relativamente reduzida e sem dificuldades técnicas, mas com algum desnível a superar. É adequado para crianças e é particularmente interessante durante o Outono, altura em que a folhagem das faias assume um castanho avermelhado intenso e as folhas caídas cobrem o chão e os caminhos.

Apesar das Faias ocorrerem naturalmente em Portugal este bosque foi plantado e faz parte do Perímetro Florestal de Manteigas, que começou a ser plantado nos finais do século XIX.

No topo da encosta encontra-se a capela de São Lourenço que terá sido reedificada no século XVII e que se encontra rodeada de carvalhos-negrais com cerca de 400 anos. Existem várias lendas sobre o local e diz-se, muito provavelmente com fundo de verdade, que o local terá sido um altar de cultos pagãos pré-cristãos.

O percurso proposto inicia-se na Cruz das Jugadas, portela que divide as águas do Zêzere e do Mondego, e o acesso pode ser feito de carro pela estrada de Manteigas para as Penhas Douradas, cortando depois no desvio para o Covão da Ponte. Existe espaço para estacionamento no local.

Este percurso percorre parcialmente o traçado sinalizado da Rota das Faias que faz parte dos Trilhos Verdes de Manteigas.
Waypoint

Cruz das Jugadas

Waypoint

Capela de S. Lourenço

Waypoint

Torre de Vigia

Waypoint

Bosque de Faias

Waypoint

Covão da Ponte

Comentarios

    Si quieres, puedes o esta ruta