Tempo  2 horas

Coordenadas 634

Fecha de subida 22 de marzo de 2020

Fecha de realización marzo 2020

-
-
220 m
93 m
0
2,1
4,2
8,5 km

Vista 115 veces, descargada 0 veces

preto de Amarante, Porto (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

FIM DE LINHA… DO TÂMEGA
Retomamos a iniciativa de percorrer a linha férrea desativada do Tâmega, desta feita saímos da Livração e seguimos para Norte em direção a Celorico de Basto, ligando assim ao troço já realizado de Celorico de Basto a Arco de Baúlhe.

A Linha do Tâmega, originalmente denominada de Caminho de Ferro do Valle do Tâmega ou Linha do Valle do Tâmega, foi uma ferrovia de via estreita (1000 mm) no Norte de Portugal que, na sua máxima extensão, ligava a estação de Livração (na Linha do Douro) à estação de Arco de Baúlhe, numa extensão total de 51,733 quilómetros, servindo Amarante e as Terras de Basto. O primeiro troço da Linha do Tâmega, entre Livração e Amarante foi inaugurado em 20 de Março de 1909. A secção seguinte, até Chapa, entrou ao serviço em 22 de Novembro de 1926. Estava previsto que esta Linha fosse prolongada ao longo do vale do rio Tâmega até Chaves, estabelecendo uma ligação entre o Porto e essa cidade do norte de Trás-os-Montes. Contudo, o local mais a norte que a Linha do Tâmega alcançou foi a vila de Arco de Baúlhe, aonde o comboio chegou em 15 de Janeiro de 1949.

O troço entre Amarante e Arco de Baúlhe foi encerrado em 1990. O tráfego no troço original, entre Livração e Amarante, foi suspenso em 25 de março de 2009, oficialmente para que a Linha pudesse ser submetida a profundas obras de beneficiação. No entanto, as obras nunca chegaram a ocorrer e a Linha do Tâmega acabou por ser definitivamente encerrada em 1 de janeiro de 2012.

DESCRIÇÃO DA TRILHA
Percurso linear, ao longo da Linha do Tâmega, com inicio na estação do caminho de ferro de Amarante e termino no lugar da Chapa. A Estação Ferroviária de Amarante foi uma interface da Linha do Tâmega que servia a cidade de Amarante tendo sido encerrada a 25 de Março de 2009.

Seguimos para norte, atravessamos todo o complexo da estação, ainda com a linha férrea que desaparece pouco à frente dando lugar à Ecopista. A Ecopista do Tâmega liga Amarante a Cabeceiras de Basto, passando por Celorico de Basto, ponto central da ecopista sendo assim considerada o KM 0. Nesta estação encontra-se um núcleo interpretativo, uma pousada de juventude e um ponto de aluguer de bicicletas.

Este maravilhoso percurso leva-nos a conhecer o Vale do Tâmega, a totalidade da ecopista situa-se na margem direita do rio Tâmega, às vezes seguindo o rio Tâmega mas também passando por paisagens urbanas e agrícolas. Os centros históricos, as aldeias, a vinha e a floresta tão peculiares deste norte interior são uma surpresa a cada quilómetro percorrido, existem também algumas obras particulares, neste troço realça-se o Túnel de Gatão.

Trata-se de um percurso suave e acessível para todos, praticamente plano. Este troço tem cerca de 8,5kms que, tratando-se de um percurso linear, poderá ser realizado o regresso no sentido inverso perfazendo 17kms.





TRILHAS NA LINHA DO TÂMEGA
FIM DE LINHA… DO TÂMEGA (LIVRAÇÃO – AMARANTE)
FIM DE LINHA… DO TÂMEGA (AMARANTE – CHAPA)
FIM DE LINHA… DO TÂMEGA (CHAPA – CELORICO DE BASTO)
FIM DE LINHA… DO TÂMEGA (CELORICO DE BASTO – ARCO DE BAÚLHE)

OUTRAS TRILHAS NAS LINHAS DESATIVADAS
ROTA DOS TÚNEIS (LA FREGENEDA - BARCA D`ALVA)
FIM DE LINHA... DO TUA
FIM DE LINHA… DO CORGO (VILA REAL - RÉGUA)



Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
Waypoint

ESTAÇÃO DE AMARANTE

Waypoint

ECOPISTA LINHA TÂMEGA

Waypoint

TÚNEL DE GATÃO

Waypoint

APEADEIRO DE GATÃO

Waypoint

IGREJA DE GATÃO

Waypoint

PONTE DE SANTA NATÁLIA

Waypoint

APEADEIRO DA CHAPA

Comentarios

    Si quieres, puedes o esta ruta