Tempo  un dí unha hora 9 minutos

Coordenadas 3960

Fecha de subida 16 de abril de 2018

Fecha de realización abril 2018

-
-
2.255 m
887 m
0
6,8
14
27,3 km

Vista 89 veces, descargada 7 veces

preto de Granja Comari, Rio de Janeiro (Brazil)

Caminhada até o Mirante do Inferno, passando após pelo Morro da Cruz e a Pedra do Sino, com pernoite no Abrigo 4 e descida no dia seguinte.

A trilha é a mesma da Pedra do Sino, até um ponto em que se sai da trilha e se aproxima do chamado Paredão Paraguaio. A trilha até o topo se mostra bastante irregular e mais difícil de seguir, além de mais íngreme. No topo tem-se a opção de seguir à esquerda para o Morro da Cruz, ou à direita. Para a direita tem-se a opção, alguns metros adiante, de seguir à esquerda, contornando uma pedra, em direção ao Mirante do Inferno, ou em frente, retornando para a trilha da Pedra do Sino em um ponto bem adiante, após o Abrigo 3.

Seguindo-se para o Mirante do Inferno, tem-se uma descida bastante íngreme, onde tem-se que tomar bastante cuidado nas lajes, até cruzar um riacho. Na verdade deve-se descer acompanhando o riacho por alguns metros até sair à direita. A trilha segue em uma floresta onde se deve tomar cuidado para não se perder, já que não é tão bem definida e possui pouquíssimas indicações. Passa pela chamado Acampamento Paquequer, que nada mais é que uma pequena clareira à beira do Rio Paquequer. O caminho segue cruzando o rio acima do acampamento e após uma subida a floresta fica para trás e a vista é muito bonita.

Em um determinado ponto a trilha segue para a direita subindo até o colo entre o Mirante do Inferno e o Morro de São Pedro. Já se avista a impressionante Agulha do Diabo. A trilha segue contornando uma pedra pela esquerda. Para chegar ao Mirante propriamente dito, é necessária uma pequena escalaminhada em aderência.

A volta é pelo mesmo caminho. Aproveitei para conhecer o Morro da Cruz, que fica bem perto do final da subida do Paredão Paraguaio, e proporciona uma vista bonita da cidade de Teresópolis. No final do dia ainda aproveitei para assistir o Pôr do Sol no topo da Pedra do Sino. Após passar a noite no acampamento do Abrigo 4, voltei pela trilha da Pedra do Sino.
Waypoint

Abrigo 1

Waypoint

Abrigo 2

Waypoint

Abrigo 3

refugio

Abrigo 4

campamento

Acampamento Paquequer

Lago

Barragem

Intersección

Bifurcação Inferno Cota 2000

Intersección

Bifurcação Inferno Cruz

Intersección

Bifurcação Sino Barragem

Intersección

Bifurcação Sino Travessia

Fervenza

Cachoeira Véu da Noiva

Fervenza

Cachoeira

Waypoint

Colo Mirante do Inferno São Pedro

Río

Cruzar rio

Intersección

Direita

Intersección

Direita

parquing

Estacionamento

Waypoint

Início da Trilha

cima

Mirante do Inferno

cima

Morro da Cruz

Parque Nacional Da Serra Dos Orgãos
cima

Pedra do Sino

Parque Nacional Da Serra Dos Orgãos
Ponte

Ponte 1

Ponte

Ponte 3

Intersección

Saída para o Paredão Paraguaio

Río

Água

Comentarios

    Si quieres, puedes o esta ruta