Tempo  un dí unha hora 9 minutos

Coordenadas 3960

Fecha de subida 16 de abril de 2018

Fecha de realización abril 2018

-
-
2.255 m
887 m
0
6,8
14
27,3 km

Vista 84 veces, descargada 7 veces

preto de Granja Comari, Rio de Janeiro (Brazil)

Caminhada até o Mirante do Inferno, passando após pelo Morro da Cruz e a Pedra do Sino, com pernoite no Abrigo 4 e descida no dia seguinte.

A trilha é a mesma da Pedra do Sino, até um ponto em que se sai da trilha e se aproxima do chamado Paredão Paraguaio. A trilha até o topo se mostra bastante irregular e mais difícil de seguir, além de mais íngreme. No topo tem-se a opção de seguir à esquerda para o Morro da Cruz, ou à direita. Para a direita tem-se a opção, alguns metros adiante, de seguir à esquerda, contornando uma pedra, em direção ao Mirante do Inferno, ou em frente, retornando para a trilha da Pedra do Sino em um ponto bem adiante, após o Abrigo 3.

Seguindo-se para o Mirante do Inferno, tem-se uma descida bastante íngreme, onde tem-se que tomar bastante cuidado nas lajes, até cruzar um riacho. Na verdade deve-se descer acompanhando o riacho por alguns metros até sair à direita. A trilha segue em uma floresta onde se deve tomar cuidado para não se perder, já que não é tão bem definida e possui pouquíssimas indicações. Passa pela chamado Acampamento Paquequer, que nada mais é que uma pequena clareira à beira do Rio Paquequer. O caminho segue cruzando o rio acima do acampamento e após uma subida a floresta fica para trás e a vista é muito bonita.

Em um determinado ponto a trilha segue para a direita subindo até o colo entre o Mirante do Inferno e o Morro de São Pedro. Já se avista a impressionante Agulha do Diabo. A trilha segue contornando uma pedra pela esquerda. Para chegar ao Mirante propriamente dito, é necessária uma pequena escalaminhada em aderência.

A volta é pelo mesmo caminho. Aproveitei para conhecer o Morro da Cruz, que fica bem perto do final da subida do Paredão Paraguaio, e proporciona uma vista bonita da cidade de Teresópolis. No final do dia ainda aproveitei para assistir o Pôr do Sol no topo da Pedra do Sino. Após passar a noite no acampamento do Abrigo 4, voltei pela trilha da Pedra do Sino.
Parque Nacional Da Serra Dos Orgãos
Parque Nacional Da Serra Dos Orgãos

Comentarios

    Si quieres, puedes o esta ruta