Tempo  unha hora 47 minutos

Coordenadas 769

Fecha de subida 2 de mayo de 2019

Fecha de realización mayo 2019

-
-
1.177 m
931 m
0
1,2
2,4
4,85 km

Vista 27 veces, descargada 3 veces

preto de Benfica, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto desde os arredores de Jaboticatubas, no sopé da Serra da Contagem, até a Cachoeira da Grota.

COMO CHEGAR:
Jaboticatubas é um município da região metropolitana de Belo Horizonte, dista aproximadamente 60km do centro de BH. O acesso principal para quem sai da capital é pela rodovia MG-020, que passa dentro da cidade de Santa Luzia.

Chegando a Jaboticatubas, é preciso seguir à direita na Igreja Matriz (onde há um letreiro), seguindo em direção a estrada do Bom Jardim. Ao se afastar do centro da cidade, começa um trecho por estrada de terra em boas condições, com 10km de extensão até o início da trilha. Na saída da cidade siga também as placas para a Pousada Cachoeira da Serra.

A TRILHA:
O trajeto tem início logo após o portão de acesso à Pousada Cachoeira da Serra, onde há uma área descampada, remexida com máquinas. Após cruzar uma tronqueira, subimos por uma estradinha bem precária, aparentemente utilizada por motos de trilha. A subida inicia íngreme e depois suaviza, acompanhando uma cerca de arame farpado.

Depois de dobrar à esquerda na virada da cerca, a trilha ampla intercepta um outro caminho e continua subindo pelas encostas da Serra da Contagem. A subida é constante, porém pouco sombreada e com muito cascalho e pedras soltas, em alguns trechos o cascalho é "fofo" e até atrapalha a caminhada.

No decorrer da subida o cascalho diminui, assim como a inclinação do terreno, e a caminhada passa a ser mais tranquila. Próximo ao fim desta primeira subida, passamos por uma cerca velha e mantemos à esquerda numa bifurcação discreta.

A trilha deixa os campos rupestres e passa a seguir por um trecho de campos onde os afloramentos praticamente inexistem. Esta parte é bem interessante e, em alguns pontos, já é possível visualizar a Cachoeira da Grota, no fundo do vale do Ribeirão Bom Jardim.

Após passar um cocho de boi, enfrentamos um ligeiro aclive e, mais a frente, deixamos a trilha batida principal para entrar em um caminho secundário à esquerda, que se embrenha em meio aos afloramentos rochosos, num trecho com vegetação de maior porte.

Este trecho tem a navegação um pouco confusa, já que as trilhas são discretas, com algumas alternativas, além de alguns descampados, que não possuem trilha aparente no solo. Em ligeiro declive avançamos pelos campos rupestres em direção ao vale do Ribeirão Bom Jardim, a trilha segue discreta e pelo caminho cruzamos pequenas drenagens com pouca água.

Ao final da descida deixamos os campos rupestres e avançamos por uma área de campos, um pasto natural. Seguimos pela trilha bem demarcada, passando por um cocho de boi antes de descer em direção ao Ribeirão Bom Jardim.

Chegando aos lajeados do Ribeirão, descemos por estes até chegar ao topo da Cachoeira da Grota. Neste ponto é preciso fazer uma pequena desescalada, com dois lances de aproximadamente 1,5m de altura, porém relativamente tranquilos.

A cachoeira é relativamente pequena, apenas um degrau do Ribeirão, com aproximadamente 4 metros de altura, porém forma um poço bem agradável e de bom tamanho. A jusante da cachoeira existem várias pocinhos nos lajeados, que culminam em um poço maior após uma sequência de quedas do rio.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de dificuldade moderada, entre as principais dificuldades estão o terreno bastante irregular, tanto na subida da Serra da Contagem como na descida para o vale do Ribeirão Bom Jardim, além do trecho de desescalada/escalaminha na descida/subida da Cachoeira da Grota.

- A cachoeira está inserida em uma propriedade particular, a Fazenda Vale dos Cristais, porém o acesso é permitido. No entanto, há uma placa no local avisando da proibição de acampar, pescar e caçar na área.

- NÃO FAÇA FOGUEIRAS. NÃO DEIXE LIXO NO LOCAL. Contribua para que o acesso à cachoeira seja permitido.

- Não há qualquer tipo de infraestrutura ao longo da trilha, tampouco há água perene de qualidade no trajeto. Leve água e lanche.

- Praticamente não há trechos sombreados nesta caminhada, use chapéu e protetor solar.

- Sinal de telefone (VIVO) na subida/descida da Serra da Contagem, entre o local de estacionamento e o final da primeira subida.

Ver más external

Comentarios

    Si quieres, puedes o esta ruta