Actividade

Parque das 8 cachoeiras - As sete cachoeiras

Descargar

Fotos de la ruta

Foto deParque das 8 cachoeiras - As sete cachoeiras Foto deParque das 8 cachoeiras - As sete cachoeiras Foto deParque das 8 cachoeiras - As sete cachoeiras

Autor

Estadísticas de la ruta

Distancia
10,62 km
Desnivel positivo
622 m
Dificultade técnica
Difícil
Desnivel negativo
622 m
Altitud máxima
750 m
TrailRank 
66
Altitud mínima
485 m
Trail type
Circular
Coordenadas
1641
Fecha de subida
7 de octubre de 2020
Fecha de realización
diciembre 2017
Sé el primero en aplaudir
Compartir

preto de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul (Brazil)

Vista 427 veces, descargada 6 veces

Fotos de la ruta

Foto deParque das 8 cachoeiras - As sete cachoeiras Foto deParque das 8 cachoeiras - As sete cachoeiras Foto deParque das 8 cachoeiras - As sete cachoeiras

Descripción del itinerario

OBSERVAÇÕES:
- Meu GPS ficou bem ruim na mata, bagunçando o trajeto. Optei por postar mesmo assim apenas para evidenciar os pontos de interesse e também como ficam as cachoeiras em períodos chuvosos.

Hiking saindo do camping do Parque das 8 Cachoeiras passando por todas as cachoeiras, com exceção das Gêmeas Gigantes.

Disclaimer: Você VAI molhar os pés!!!

Datas: 03/10/2020 e 04/10/2020
Temperatura: 15~20 graus
Tempo: No primeiro dia realizamos com (muita) chuva, no segundo dia nublado.
Grupo: 3 pessoas

Para chegar no Parque das 8 Cachoeiras, não tem mistério. Em São Francisco de Paula, você vai contornar o Lago São Bernardo e pegar o primeiro acesso à direita, na rua Moinho Velho (cuidado com o GPS que ele manda por uns lugares estranhos). Qualquer carro consegue realizar o trajeto. Informações sobre o parque podem ser obtidas no site do local (http://parque8cachoeiras.com.br/).

Essa trilha PODE ser realizada em apenas um dia, entretanto, não é recomendado ir para as cachoeiras Pilões e Ravina em dias de chuva pois exige travessia de rio e também descidas bastante íngremes. Assim, dividimos o passeio em dois dias:

Dia 1:
- Cachoeira do Quatrilho
- Cachoeira do Remanso
- Cachoeira Escondida
- Cachoeira da Neblina
- Cachoeira da Ronda

Dia 2:
- Cachoeira Pilões
- Cachoeira da Ravina

No primeiro dia pegamos muita chuva, com direito a raios e trovões. Apesar do mau tempo, partimos em direção ao Quatrilho. Tivemos o privilégio de ter a Marsha, uma cadela guia que tem no parque, nos acompanhando. Com ela fomos até o Quatrilho, Remanso e Escondida (uma baita parceira de trilha!), depois ela voltou à recepção e nós partimos para a Neblina e depois a Ronda.

Devido às chuvas, as cachoeiras tinham um volume de água impressionante, realmente assustador. Ficar nas imediações da cachoeira era banho certo apenas com o esguicho e o vento provocado pelo impacto das águas. Contudo, nenhuma das cinco trilhas apresenta dificuldades. É uma trilha com bastante descida e subida e foi necessário cuidado redobrado para evitar escorregar no barro, nas pontes ou nas escadarias.

A trilha é muito bem sinalizada, com as árvores e pedras pintadas com tarjas amarelas e também é bastante definida.

Choveu bastante durante a noite mas, no dia seguinte, acordamos apenas com tempo nublado. Com apenas duas cachoeiras faltando, partimos para a trilha bem tarde, perto do meio-dia.

Seguimos em direção às cachoeiras Pilões e Ravina. Antes de chegar na Pilões, entendemos o porque a trilha não é recomendada em dias chuvosos. É necessário descer três longos lances de escadas, bem altas e bem íngremes. Pessoas sem preparo físico ou com medo de altura devem evitar realizar essa trilha.

As escadas normalmente contam com correntes nas laterais para nos ajudar mas quem está sem luva pode se machucar. Logo após descer toda a escadaria já encontramos a Pilões. Dali em diante, começamos a atravessar o rio (que estava bem forte devido às chuvas da noite) algumas vezes até chegar na cachoeira da Ravina, a paisagem é incrível.

É bastante importante estar usando botas de caminhada (seu pé VAI molhar), ter um bastão de trekking e luvas. Indispensável o uso de repelente para mosquitos.

A trilha em sua maior parte é muito tranquila, poderia classificá-la como moderada apenas pela distância total mas, dada a escadaria e as travessias, classifico ela como difícil. É preciso tomar cuidado.

Ver más external

Puntos de interese

PictogramaCascada Altitude 669 m
Foto deCachoeira Escondida

Cachoeira Escondida

PictogramaCascada Altitude 533 m
Foto deCachoeira da Ravina Foto deCachoeira da Ravina

Cachoeira da Ravina

PictogramaRío Altitude 561 m
Foto deInício das travessias do rio

Início das travessias do rio

PictogramaCascada Altitude 570 m
Foto deCachoeira Pilões

Cachoeira Pilões

PictogramaWaypoint Altitude 595 m
Foto deEscadaria Foto deEscadaria Foto deEscadaria

Escadaria

PictogramaWaypoint Altitude 577 m
Foto deInício da escadaria

Início da escadaria

PictogramaIntersección Altitude 582 m
Foto deBifurcação - Pilões/Ravina - Quatrilho/Gêmeas

Bifurcação - Pilões/Ravina - Quatrilho/Gêmeas

PictogramaCascada Altitude 694 m
Foto deCachoeira da Ronda Foto deCachoeira da Ronda

Cachoeira da Ronda

PictogramaIntersección Altitude 637 m
Foto deAcesso à trilha para cachoeira da Ronda

Acesso à trilha para cachoeira da Ronda

PictogramaCascada Altitude 680 m
Foto deCachoeira da Neblina Foto deCachoeira da Neblina Foto deCachoeira da Neblina

Cachoeira da Neblina

PictogramaIntersección Altitude 673 m
Foto deAcesso à trilha para cachoeira da Neblina

Acesso à trilha para cachoeira da Neblina

PictogramaCascada Altitude 588 m
Foto deCachoeira do Remanso

Cachoeira do Remanso

PictogramaCascada Altitude 458 m
Foto deCachoeira do Quatrilho Foto deCachoeira do Quatrilho Foto deCachoeira do Quatrilho

Cachoeira do Quatrilho

PictogramaIntersección Altitude 508 m
Foto deBifurcação - Gêmeas - Quatrilho Foto deBifurcação - Gêmeas - Quatrilho

Bifurcação - Gêmeas - Quatrilho

PictogramaPuente Altitude 571 m
Foto dePonte pênsil

Ponte pênsil

PictogramaIntersección Altitude 632 m
Foto deA encruzilhada Foto deA encruzilhada

A encruzilhada

Árvore com alguns bancos, fica em um ponto entre várias trilhas.

Comentarios

    Si quieres, puedes o esta ruta