Tiempo en movimiento  5 horas 11 minutos

Fecha de subida 26 de enero de 2020

Fecha de realización enero 2020

5,6

preto de Candal, Leiria (Portugal)

Trilho combinado de 2 percursos da CM de Alvaiázere (PR3 + PR2), com início na antiga escola primária de Candal, hoje utilizada como Associação de Caçadores.
Depois de sair do pavimento betuminoso, entra-se em zona florestal de pinheiro/ eucalipto, e mais adiante o início do bosque tradicional, com magníficos exemplares de carvalhos e azinheiras.
Após a passagem pela aldeia de Bouxinhas, descemos até à Ribeira do Tordo e nascente do Olho do Tordo, já conhecidos de outras caminhadas feitas nesta zona. Daqui inicia-se a subida até Bofinho, onde começam a surgir os magníficos exemplares de Oliveiras, presume-se com algumas centenas de anos. O nevoeiro a esta hora ainda escondia a paisagem, mas na subida para a Serra de Alvaiázere, o sol apareceu e começámos a observar a paisagem da Grande Fórnea e os seus extensos olivais.
Cerca de 1km depois, saímos do PR3, e entrámos no PR2 (Encantos do Vale da Mata), que faz jus ao seu nome: Uma maravilha de percurso, em single track, junto à ribeira, que ainda leva alguma água nesta altura do ano.
Segue-se a subida à Serra de Ariques, onde atingimos o ponto mais alto do percurso (539m), e daqui em estradão até à Capela de Senhora do Pranto, com um curioso painel de cantaria, onde aproveitámos para almoçar.
Depois da aldeia de Ariques, numa zona de pavimento betuminoso, observámos alguns campos de lapiás, pouco antes de voltar ao PR3, e fazer o regresso ao Candal.
Boas marcações, como é apanágio da CM de Alvaiázere, mas cuidado com os muitos caminhos que se sobrepôem nesta zona (PR's, GR's e Caminho de Fátima)

Outros percursos que fiz na Região:
Canhão de Vale de Poios (14-04-2013)
Serra de Alvaiazere (PR4 - AVZ) + Olho do Tordo (21-04-2013)
Buracas do Casmilo e Serra de Janeanes (06-Abril-2014)
PT PF (geocaching) [Pousadas Vedras 18-01-2015]
Percurso pedestre do Ramalhal (Alvaiazere PR6) (17-05-2015)
GR 26 - Pousadas Vedras - Degracias (05-11-2017)
GR 26 - Degracias - Condeixa
GR 26 - Condeixa - Penela
GR26 - Penela - Trás de Figueiró - 11-02-2018
GR26-Alvaiazere-Portela do Fojo -25-03-2018
GR26 - Portela do Fojo - Pombal 30-03-2018
Espinhal - Pedra da Ferida e Aldeias Fantasma (Pessegueiro e Esquio)
Percurso da Grande Fórnea (PR3 AVZ) + Encantos do Vale da Mata (PR2 AVZ) (26-01-2020)