Tempo  10 horas 6 minutos

Coordenadas 3564

Fecha de subida 14 de agosto de 2019

Fecha de realización agosto 2019

-
-
2.889 m
1.937 m
0
4,6
9,1
18,27 km

Vista 27 veces, descargada 0 veces

preto de Caparaó Velho, Minas Gerais (Brazil)

Circuito realizado na parte mineira do Parque Nacional do Caparaó, passando pelos picos Bandeira, Calçado e Cristal. A visita, com pernoite, ao PNC deve ser agendada no site (http://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/).

COMO CHEGAR:
O acesso pelo lado mineiro é feito pela cidade de Alto Caparaó, localizada a cerca de 325km de Belo Horizonte. O acesso em veículo próprio é feito pela rodovias BR-381 (até João Monlevade), BR-262 (até Reduto/Manhuaçu) e MG-111 (até Alto Jequitibá). Nesta última é preciso entrar à esquerda no trevo sinalizado, seguindo por uma rodovia até Alto Caparaó.

De ônibus, pegar uma linha de BH até Manhuaçu, algumas empresas fazem o trajeto. De lá, tomar outro coletivo para Alto Caparaó. Horários devem ser checados com as companhias.

O Parque fica nas proximidades do centro de Alto Caparaó, no entanto o acampamento da Tronqueira, mais próximo, fica a cerca de 7km da portaria. Para facilitar o acesso é possível contratar serviço de transporte e resgate na cidade.

A TRILHA:
O caminho é bem demarcado durante todo o percurso, a exceção do trecho da base do Cristal até o entroncamento com a trilha principal, que é um caminho mais discreto.
Saindo da Tronqueira, subimos as escadas e entramos na trilha. O trecho inicial é uma subida moderada, com alguns degraus e piso bastante irregular.

Com menos de 1km a subida dá uma aliviada e a caminhada passa ser por um falso plano, em ligeiro aclive e assim segue até as proximidades do Terreirão, onde o aclive volta a ser forte novamente.

O Terreirão é o acampamento mais avançado para quem sobe pelo lado mineiro, a aproximadamente 3.2km do cume, também é o último ponto de água da trilha.

Após o Terreirão a trilha continua por um aclive suave, em um trecho bastante irregular e com muitas trilhas paralelas, é preciso ter atenção para não passar direto e pegar algum caminho para os outros picos daquela região.

Em seguida vem uma rampa de maior inclinação que culmina no último platô antes do pico. Quase ao fim do platô, próximo do início da subida mais pesada do percurso, a trilha dá uma guinada para esquerda (sul-sudeste).

A subida final para o Bandeira é, sem dúvida, a mais puxada para quem sobe pelo lado mineiro. Trata-se de um aclive acentuado, com piso muito irregular e diversos degraus. Da Tronqueira até o Pico da Bandeira são 7.2km e um desnível positivo de 950 metros.

O próximo ponto visitado é o Pico do Calçado, uma espécie de "ombro" do Bandeira. Para seguir até ele é preciso retornar pela trilha de acesso ao Bandeira até a placa que indica a bifurcação MG/ES. Após uma curta subida, a trilha segue por um lajeado em ligeiro aclive até o Pico do Calçado, com altitude estimada de 2.846m. A distância entre os picos foi de 1km.

Após o Calçado tem início uma forte descida, que termina na base do Cristal. Depois da primeira descida mais forte é preciso sair da trilha principal e tomar um caminho discreto entre os bambuzinhos à direita. O declive continua, porém agora a trilha é um pouco mais discreta nos lajeados, sendo necessário observar os totens e demais marcações, no entanto o caminho é óbvio, pois já é possível observar o Morro do Cristal.

Da base do Cristal sai a trilha que retorna ao Terreirão, utilizada no retorno. A subida do Morro do Cristal é bem mais técnica que a dos outros picos do PNC. Alguns trechos a subida é por aderência e a exposição à altura é comum. São 150 metros de desnível positivo da base até o cume. O visual do Cristal é um dos mais belos do Parque. O livro de cume fica "escondido" debaixo das pedras. São 1.9km do Calçado até o Cristal.

A saída do Cristal é feita pela mesma via de acesso, já na base, em vez seguir adiante, é preciso tomar um caminho discreto à esquerda, o que evita a subida do Calçado e de parte do Bandeira durante o retorno.

Embora discreta, a trilha de retorno ao Terreirão está bem sinalizada com diversos totens, o que facilita a navegação entre os pequenos arbustos e bambuzinhos. Existem dois pontos possível de coleta de água, ambos são as cabeceiras do Rio Caparaó. No entanto a água é pouca, principalmente no segundo ponto.

Após o segundo ponto de água há um aclive moderado, que logo culmina em um platô. Ao final do platô essa trilha alternativa intercepta o eixo principal de acesso ao Pico da Bandeira. Daí a caminhada segue em declive constante até a Tronqueira.

OBSERVAÇÕES:
> O pernoite no PNC deve ser agendado pelo site: http://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/

> 99% da trilha é exposta ao tempo. Mesmo com o vento gelado, proteja-se do Sol;

> Durante o inverno as noites no Terreirão são bem geladas (vide fotos), vestir-se em três camadas já ajuda bastante. Saco de dormir adequado e boas roupas são essenciais para uma boa noite de descanso, principalmente para os que desejam fazer a ascensão de madrugada. Já na Tronqueira o clima é um pouco mais ameno, é o acampamento ideal para quem não possui os melhores equipamentos para o frio.

> A trilha depende muito do preparo físico do caminhante/montanhista. Para os que se exercitam regularmente, a dificuldade do trajeto é moderada. Para os mais sedentários, o circuito pode ser difícil a muito difícil, além de super cansativo.

> Para os que desejam subir de madrugada:
Evite subir muito cedo, passar as horas mais geladas do dia a quase 2.900m não é uma boa ideia. Também evite subir muito agasalhado, principalmente com roupas que não são respiráveis. O suor pode, literalmente, congelar no tempo de permanência no pico.

O ideal é chegar ao cume do Bandeira o mais próximo possível do nascer do sol. Lembre-se que o tempo de caminhada depende do tamanho do grupo, experiência dos participantes e condição física dos mesmos.

> Em Alto Caparaó é possível alugar equipamentos. Durante o inverno, JAMAIS vá despreparado para o frio. É realmente congelante e a maior parte dos brasileiros não está acostumado com a situação.

> Sinal de telefone em alguns trechos da rota.

> Meus tempos em cada trecho, apenas para conhecimento:
Tronqueira x Terreirão (madrugada): 1h30
Terreirão x Bandeira (madrugada): 2h30
Bandeira x Calçado: 18'
Calçado x Cristal: 56'
Cristal x Terreirão: 1h22
Terreirão x Tronqueira: 47'.

Ver más external

Río

Rio Caparaó - Água pouca

Intersección

Bifurcação Cristal/Terreirão

cima

Pico do Calçado

cima

Pico da Bandeira (2.892m)

Waypoint

Entroncamento trilha principal

campamento

Terreirão - última água da subida

Río

Água - Rio José Pedro

campamento

Tronqueira - Acampamento

Intersección

Bifurcação MG/ES

Waypoint

Portaria Caparaó

Intersección

Direita - trilha discreta

cima

Morro do Cristal (2.769m)

Waypoint

Rio Caparaó - Água mirrada

Intersección

Acesso Vale Encantado

Picnic

Rancho dos Cabritos

Waypoint

Platô

Comentarios

    Si quieres, puedes o esta ruta