Fecha de subida 14 de enero de 2019

Fecha de realización enero 2019

4,0
8,0

preto de Milagres, Viana do Castelo (Portugal)

O vale do Rio da Gadanha oferece-nos este passeio pelas freguesias de Cambeses, Mazedo, Pinheiros e Moreira, no concelho de Monção.
É um passeio quase sempre próximo de vinhas que estas gentes cuidam na produção de vinho verde, nomeadamente vinho alvarinho. Vamos passando por várias localidades e contactando com o ambiente relativamente rural e com as suas igrejas, capelas e algumas fachadas que ainda ostentam brasões...
Para além de pequenos troços de floresta de pinheiros e carvalhos, encontramos também dois parques de lazer (merendas) e várias pontes de pedra sobre o Rio da Gadanha, com destaque para duas pontes de origem medieval.

Para quem pretenda acrescentar a este passeio um elemento menos vulgar, temos a oportunidade de fazer uma visita guiada ao interior do Palácio da Brejoeira visto que o percurso leva-nos até à sua entrada (ao km 3,9). O mapa que encontramos na apresentação do trilho indica a localização deste ponto de interesse, mas não representa o caminho até lá. De qualquer forma, a sinalização que encontramos ao chegar à estrada N201 é bastante clara e diz-nos que bastam algumas centenas de metros de desvio para lá chegar.

Curiosamente, o trilho não visita a gruta a que chamam "Cova da Moura", nem sequer sobe ao cume do monte junto ao qual se encontra. Fazia parte de uma versão anterior deste trilho, mas o caminho por onde lhe tentei aceder tinha algum mato e abandonei a tentativa de a encontrar.

A Câmara Municipal de Monção diponibiliza no seu site o habitual folheto de apresentação do trilho, que podemos descarregar.

O trilho está sinalizado de forma quase impecável, com as marcações a serem suficientes para a orientação.
O trilho segue por ruas das aldeias visitadas, caminhos agrícolas e florestais. Não encontrei quaisquer obstáculos à progressão no trilho.
A cobertura florestal existe apenas em algumas partes do percurso, pelo que existe exposição solar moderada.
Por estes motivos que enumerei, considero a Dificuldade Técnica como "Fácil".

Boas Caminhadas!

Crasto

Serra da Moura

Información

Seguir pela direita. Sinalização escondida pela vegetação.

Regato da Veiga do Outeiro

Capela de São Pedro

Edificio de interés

Palácio da Brejoeira

Porta lateral do Palácio da Brejoeira

Picnic

Parque de merendas. Praia Fluvial de Sendim.

Açude. Rio da Gadanha. Moinho em ruínas

Ponte

Ponte. Rio da Gadanha.

Ponte Medieval de Sendim. Rio da Gadanha.

Represa

Ruinas

Forno de Telha Antigo

Ponte Medieval de Pinheiros

Açude e moinho

Praia Fluvial de Pinheiros. Zona de Lazer.

Moinhos

Picnic

Parque de Merendas

Açude. Rio da Gadanha.

Igreja de Pinheiros

Ponte

Pontelha

Ruinas

Moinho da Lage. Rio da Gadanha.

Arquitectura religiosa

Capela (Quinta da Vila Nova)