ricocaju

Fecha de realización julio 2019

4,7
9,4

preto de Pindroama, São Paulo (Brazil)

Pedra grande/ paranapiacaba

Início. Quatinga - MC/SP

Início do trajeto. Em frente da igreja, siga a estrada de terra.

1 bifurcação.

Siga em frente. Atenção as faixas azuis presas nas árvores, elas indicam boa parte do caminho.

2 bifurcação.

Siga à esquerda para permanecer no trajeto CS.

3 Bifurcação.

Siga a esquerda! Observe a marcação azul, entre outras.

4 bifurcação. ATENÇÃO!

NÃO suba a ladeira! Siga à direita para permanecer no trajeto. Demarcação branca de cal no solo indica limites de propriedades privadas.. Atenção nisso ajuda evitar os erros. obs: iniciamos subir a ladeira e percebemos que estava errado seguir.

5 bifurcação

Siga à direita. Essa bifurcação fica no final de uma descida. Há placas no poste na esquina. Até esse momento, a marcação azul indica o caminho correto.

6 bifurcação. Início da estrada das Pedrinhas!

Siga a esquerda! Observe a foto 2.

7 bifurcação.

Siga a estrada à esquerda. Logo em frente a primeira placa do Caminho do Sal oficial (C.S)

Primeira placa da rota C.S

Siga à esquerda na bifurcação.

Alagado

Neste trajeto é comum encontrarmos aéres alagadas devido a passagem de carros grandes tipo offroad (4x4) e motos. Além da circulação de automóveis da população local. Boa parte do trajeto é realizado em zona rural entre Mogi das Cruzes e Paranapiacaba.
Intersección

Entrada para Pedra Grande de Quatinga.

Vire a esquerda! Atenção ao poste com a placa azul indicando pesqueiro (ver foto 1). Nesse ponto vire para esquerda para manter-se no trajeto para PGQ. Mais 1km até o pico (+/-). Trecho mais exigente da caminhada, com trechos bem inclinados, porém bem aberto e com apoio (raízes e afins)

Casa de palete.

Observe a casa construída com bases em paletes de madeira. Ela está à direita da estrada. Siga ladeira à cima! Trecho de estrada!

Placa do C.S.

Dê zoom na foto e observe a placa indicando o C.S. Apesar da falha na demarcação oficial, as poucas placas encontradas no caminho indicam o caminho correto. Atenção nisso sempre importante.

Placas C.S, indo PGQ.

Após subir a ladeira (ver foto 1). No poste tem várias placas do C.S. (já sendo encoberta pela vegetação). ATENÇÃO: LOGO À FRENTE ESTARÁ A ENTRADA DO TRECHO DE TRILHA PARA O PICO DA PGQ. A ENTRADA ESTÁ DO LADO DIREITO DA ESTRADA, UM POUCO ANTES DE UM PORTÃO. ENTRE NA TRILHA!

Trilha PGQ. ATENÇÃO na entrada!

Após entrar na trilha observe que o caminho se fecha e a vegetação e mais presente. Início da subida para o pico e trajeto mais difícil. Redobre a atenção na entrada porque a descida nesta rota fizemos pelo outro lada do PGQ.
Intersección

Demarcação laranja não seguir.

Na primeira bifurcação desse trecho há um marcação laranja em frente, não seguir. O trajeto correto é o caminho à esquerda, ladeira à cima! Disposição pra subir. Recompensa lá em cima!

Subida íngreme PGQ.

Atenção nas demarcação cravadas nas Árvores.
panoramica

Pedra Grande de Quatinga!

PEDRA GRANDE DE QUATINGA Uma bela vista panorâmica de parte do domínio morfoclimáticos mares de morros (Ab'Saber).
cima

Pico PGQ

Maior ganho de elevação desse trajeto (1049 mts.) Vista do pico da PGQ.
Intersección

Final descida PGQ: Placa do Simplão 1(área para acampamento)

Siga à direita: sentido oposto ao Simplão obs: ficamos sem bateria e não registramos a descida da PGQ. Mas não tem erro. No pico tem diferentes entradas para trilhas de MTB e motos. Desça pela trilha da esquerda da trilha de bike. Respeite a placa de indicação das bikes. A nossa descida fizemos pelo trajeto usado pelas motos. Ao final dela tem o comércio do Seu João. Parada para refeição, bebidas e descanso.

Placa Simplão 2.

Placa do lado esquerdo da estrada. Em frente do comércio de filtro dos sonhos na esquina. Seguir sentido Taquarussu, Paranapiacaba. Siga em frente!
Edificio de interés

Antiga vila de Taquarussu

Antiga vila de Taquarussu e posto de parada do antigo Caminho do Sal. Hoje é uma propriedade particular e fechada ao público. Fotos tiradas do lado de fora da cerca.

Final do trajeto: centro Paranapiacaba

Pau d'alho. Marco histórico da vila de Paranapiacaba, local onde se pregava os avisos de interesse da população local no período de ocupação inglesa da vila.