Tempo  7 horas 31 minutos

Coordenadas 1837

Fecha de subida 1 de septiembre de 2019

Fecha de realización agosto 2019

-
-
1.050 m
548 m
0
3,8
7,6
15,16 km

Vista 162 veces, descargada 12 veces

preto de Sela, Vila Real (Portugal)

TRILHO DO POÇO DOLA E PRADOS DA BIDUIÇA

O trilho realizado tem início/fim na aldeia de Cela (Montalegre) junto à Capela de Santa Luzia e desenvolve-se em plena Serra do Gerês, sendo o resultado da junção de velhos trilhos que resultou num conjunto muito bonito e diversificado, com condições para ser feito, exclusivamente, a pé.

É um percurso com um grau de dificuldade médio a elevado, sendo recomendado para pessoas com alguma preparação física e experiência. Percurso não sinalizado, existem mariolas mas levam para diferentes trilhos, aconselha-se o uso de GPS.

Este trilho não deve ser feito em dias de chuva ou mesmo de chuva nos dias anteriores, pois é feito sobre muita rocha que molhada constitui um sério perigo! A ligação entre o Ribeiro Dola e o Curral das Biduiças, é feito ao longo do Ribeiro das Biduiças. Nesta altura do ano, o caudal era reduzido pelo que optamos por seguir pelo leito pedregoso do ribeiro. Alerta-se que noutras alturas do ano poderá não ser possível esta progressão. Outro fator a ter em conta é a forte exposição solar que, em dias muito quentes, será um fator determinante para a conclusão com êxito deste lindíssimo trilho.

Importante:
Segundo as regras do PNPG, dada a localização em Área de Proteção Parcial de Tipo I, não é permitido a grupos superiores a 10 pessoas a realização deste trilho sem autorização prévia.


DESCRIÇÃO DO TRILHO

Saindo da Capela de Santa Luzia, na aldeia de Cela (Montalegre), seguimos o estradão florestal até à estrada EN308. Percorremos 700 metros pela estrada alcatroada saindo à direita por um caminho inicialmente mal definido que rapidamente desemboca num amplo caminho de terra e onde começam a surgir as primeiras mariolas. À medida que progredíamos o caminho tornava-se mais pedregoso, e calmamente íamos ganhando altitude. Seguimos o caminho pé posto mariolado em direção à Corga da Abelheira (1028m), ponto mais alto deste trilho, já na Zona de Proteção Especial da Serra do Gerês.

Na Corga da Abelheira descemos em direção ao Ribeiro Dola, ao encontro do primeiro objetivo desta jornada, o magnífico Poço do Dola, talvez um dos menos conhecidos do Parque Nacional. Recanto muito bonito, envolto na beleza selvagem do Gerês, de águas cristalinas que convidam a um mergulho. Várias fotos enquanto apreciávamos a beleza selvagem do local e a transparência das suas águas que caiam pela cascata…


Cascata e Poço do Dola

Continuando o trilho, optamos por seguir pela margem do Ribeiro Dola e apreciar todas as suas piocas (lagoas/poços naturais) que se formaram ao longo dos anos com a erosão das águas do ribeiro. Sem caminho marcado, fomos progredindo até ao seu afluente, o Ribeiro da Biduiça. Agora seguimos pelo leito do Ribeiro da Biduiça que apresenta baixo caudal. ATENÇÃO: NOUTRAS ALTURAS DO ANO DEVIDO AO CAUDAL PODERÁ NÃO SER POSSIVEL A PROGRESSÃO PELO LEITO PEDREGOSO DO RIBEIRO DA BIDUIÇA. Também neste ribeiro encontramos várias piocas de água cristalina que nos deslumbram e nos convidam a uma pausa mais prolongada, mas fomos resistindo, pois, a jornada ainda nem estava a meio, e seguimos em direção aos Prados da Biduiça.

Nos Prados da Biduiça, segundo objetivo da jornada, paramos junto à sua cabana para almoçar enquanto apreciávamos a beleza e tranquilidade do local. Encontramos várias cabeças de gado em pastagem livre, o Gerês selvagem no seu esplendor. Várias fotos marcaram o momento, e depois do merecido descanso e o aconchego do estômago regressamos à Corga da Abelheira por caminho de pé posto, relativamente bem definido e mariolado. Na Corga da Abelheira, ponto de interseção do trilho já realizado (o trilho tem configuração em oito), seguimos agora pela direita pelo Vale do Ribeiro da Abelheira. Caminho de pé posto, mariolado que acompanha a margem esquerda do ribeiro até à interseção com a EN308.

Novamente na EN308, seguimos pela direita a estrada alcatroada durante 2 quilómetros passando pela Fonte da Abelheira onde se pode abastecer de água fresca. Abandonamos a estrada por um estradão florestal à nossa esquerda. Esta poderá ser a parte menos interessante do trilho, pois decorre por estrada alcatroada e estadão florestal, embora o vale do Rio Cávado contribua para tornar este troço mais aprazível, mas é sem dúvida a Cascata de Cela Cavalos que o torna atrativo… um pequeno oásis encaixado na Ribeira das Cavadas (que nasce da ribeira da Abelheira), com as suas lagoas a convidarem a um retemperante mergulho.


Cascata de Cela Cavalos

Terceiro e último objetivo da jornada, Cascata de Cela Cavalos, é uma das maravilhas que existem no Parque Nacional. Composta por uma cascata principal com duas lagoas no principal acesso a jusante e uma outra a montante é fantástica. Infelizmente, nestes sítios é cada vez mais frequente o hábito de ir e ficar, encontramos um grande acampamento, o que desvirtua completamente a envolvência paisagística. Optamos por descer um pouco e fomos a banhos junto à ponte de madeira, local agradável e tranquilo.
Daqui resta-nos uma subida pelo estradão florestal ao longo de 1500 metros até à Capela de Santa Luzia, local onde terminamos esta incursão pelo Gerês.


FICHA TÉCNICA
Dia 31 de agosto 2019
Percurso: Cela (Capela de Santa Luzia) - Corga da Abelheira - Poço de Dola - Prados da Biduiça - Corga da Abelheira - Cascata de Cela Cavalos - Capela de Santa Luzia (Cela)
Distancia: 15,2 km
Duração: 7h31min
Tempo em movimento: 4h10min
Tempo parado: 3h21min
Movimento médio: 3,6kms/h
Acumulado positivo: 803m
Acumulado negativo: 803m





Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
Waypoint

ALDEIA DE CELA

Waypoint

CAPELA SANTA LUZIA

Waypoint

RIBEIRO

Waypoint

PRADO

Waypoint

MIRADOURO

Waypoint

CORGA DA ABELHEIRA

Waypoint

POÇO DOLA

Waypoint

PIOCAS RIBEIRO DOLA

Waypoint

POÇO DOLA (2)

Waypoint

RIBEIRO DA BIDUIÇA

Waypoint

PIOCAS RIBEIRO DA BIDUIÇA

Waypoint

PRADOS E CURRAL DA BIDUIÇAS

Waypoint

RIBEIRO DA ABELHEIRA (CAPTAÇÃO ÁGUA)

Waypoint

FONTE DA ABELHEIRA

Waypoint

ABRIGO EM RUÍNAS

Waypoint

CASCATA CELA CAVALOS

Waypoint

PONTE MADEIRA

Waypoint

FONTE

Comentarios

    Si quieres, puedes o esta ruta