Descargar

16 de septiembre de 2019

Fecha de realización

septiembre 2019
Sé el primero en aplaudir

preto de Giela, Viana do Castelo (Portugal)

Descrição:

Estando em Arcos de Valdevez decidimos descobrir a origem do rio que banha a vila, o Rio Vez.

Os primeiros 14 quilómetros são efetuados por alcatrão, até à zona do parque de campismo de Travanca, onde uns metros à frente, podemos vislumbrar as Lagoas da Travanca (existe acesso pedonal com cerca de 100 metros e está devidamente identificado).

Retomando o percurso, o próximo sector apresenta-se na sua maioria como um estradão com algumas zonas povoadas de bastante pedra, no entanto a progressão revela-se tranquila.
É nestes sectores, mais desérticos, longe de povoações e olhares indiscretos, que começamos a encontrar nesta altura do ano os animais, ora gado bovino, ora garranos, ou quiçá uma ou outra espécie menos habitual!

A nascente do rio Vez, principal afluente do rio Lima, fica perto do quilómetro 50 e se é de fácil travessia de Verão, provavelmente não o será de inverno (antevendo um aumento muito significativo do caudal).

Um pouco mais à frente, ao quilómetro 57 e meio, é possível tomar um de dois caminhos:

a) Virar à direita, e seguir por alcatrão em direção a Lamas de Mouro.
b) Virar à esquerda, seguir por 300 metros e subir pelo trilho de pedra que existe do lado direito (devidamente assinalado com Waypoints). Este caminho irá dar ao parque das eólicas (de circulação restrita), mas será possível aceder mais à frente à estrada que liga à povoação de Lamas de Mouro.

Daqui o nosso último destino seria conhecer os segredos de Castro Laboreiro, e esses já estavam a poucos quilómetros de distância.

Aproveitem e façam a caminhada interpretativa, e desfrutem das vistas.

Notas:
! Respeite os terrenos e não saia das trilhas !
! Não circule em terrenos onde a circulação esteja explicitamente proibida !
! É necessário a travessia da nascente do rio, confira o caudal do mesmo antes de atravessar !
! Respeite a Natureza e os Animais !

Trilha baseada em trilhas dos membros: Pedro Ascenso e Sérgio Pereira

Tipo de Piso:
35%alcatrão
65%offroad

Dificuldade:
! Reduzida de Verão !
! Complicada de Inverno ! Zona alta propícia a neve e gelo!

Quase a chegar ao Parque de Campismo

Lago

Punto de información

Fim do Trilho das Eólicas

DIREITA para Trilho das Eólicas (permite ligação ao restante percurso mais à frente)