Descargar

Fecha de realización

julio 2016

Crea tus Listas de Rutas

Organiza las rutas que te gustan en listas y compártelas con tus amigos.

Pásate a Wikiloc Premium Pásate a Premium para eliminar los anuncios
Crea tus Listas de Rutas Crea tus Listas de Rutas
2.370,0 km

preto de Centro, Goiás (Brazil)

Siga-nos no instagram @calangomanco4x4

Neste arquivo está a união de todos os tracks que fizemos. Caso deseje visualizar o track da programação, pesquisar por Expedição Jalapão - Programação. Segue abaixo breve relato:

- Dia 1, iniciamos o track em Cristalina, GO. Estrada de asfalto até Alvorada do Norte, GO. Hospedagem no Hotel Luxor
- Dia 2, Saindo de Alvorada, passando pela cidade de Iaciara e depois por estrada de terra até a cidade de Campos Belos. Nesse trecho há uma balsa puxada a cabo. Após Campos Belos, seguimos para Natividade aonde conhecemos as ruínas da antiga igreja e os famosos doces da Tia Naninha. Depois, saindo sentido a Pindorama, aonde passamos na Lagoa do japonês (estava lotada, nem ficamos la) e finalizando em Ponte Alta do Tocantins na pousada Águas do Jalapão.
- Dia 3, Saindo da Pousada Águas do Jalapão, seguimos sentido Mateiros e no caminho visitamos o Cânion Sussuapara, depois Cachoeira do Lageado, Cachoeira da velha e praias do rio novo. Por fim, chegamos no Camping da Fazenda Progresso de propriedade do Sr. Antonio. O lugar é lindo mas não há comida e a infra-estrutura é precária. Recomendo estar preparado para dormir lá, apesar de valer muito a pena a visita.
- Dia 4, Quando vimos a beleza do lugar, resolvemos ficar até a hora do almoço e saímos por volta das 13hs sentido dunas (fizemos nosso próprio almoço, estávamos preparados). Curtimos as dunas sem pressa e chegamos em Mateiros, aonde jantamos no Restaurante da Dona Rosa. Uma delicia de comida! Após a janta, fomos direto ao Camping da cachoeira do formiga, aonde nos hospedamos.
- Dia 5, Acordamos na cachoeira do Formiga e fomos visitar o Fervedouro do Ceiça (o maior e mais antigo do jalapão), depois comunidade Mumbuca e por fim o Fervedouro Buriti. No Buriti, ao chegar encomendamos o almoço e ficamos no fervedouro até que estivesse pronto. Recomendo muito o almoço lá! O fervedouro estava vazio e aproveitamos muito. Voltamos para cachoeira do Formiga e curtimos na água até escurecer.
- Dia 6, Acordamos cedo e levantamos acampamento. Saímos sentido São Felix e fizemos uma trilha que passa no meio do cerrado e veredas. Não recomendo esse trecho se estiver em um carro apenas pois é extremamente deserto e possui trechos de areião. Passando por São Félix, pedra catedral e ponte do rio novo, aonde paramos para tomar um banho. Após a ponte, outra trilha a esquerda e novamente não recomendo passar se estiver em um carro apenas pois a região é deserta e possui trechos de areião pesado. No final da tarde chegamos em Ponte Alta novamente, concluindo a volta do Jalapão. Desta vez dormimos na pousada Veredas mas a Águas do Jalapão me pareceu melhor.
- Dia 7, O programado seria visitar a pedra furada, cachoeira do soninho e da fumaça, mas ficamos sabendo que a cachoeira da fumaça está inacessível devido a queda da ponte. Unica alternativa seria voltar todo o trajeto. Como já estávamos satisfeitos com os pontos visitados, resolvemos vir embora!