Descargar

15 de abril de 2019

Fecha de realización

abril 2019

Sé el primero en aplaudir

preto de Monte da Fajarda, Santarém (Portugal)

Descritivo:

Baseado no percurso de um outro membro, serviu como base para a minha progressão desde a zona de Coruche até Castelo do Bode.

Percurso maioritariamente rolante, com um tempo médio de circulação de 3 horas e meia, circulamos em direcção a Norte por pequenas aldeias e zonas de campo.

Foi realizado após uma semana de chuva, e a circulação foi fácil na sua generalidade.
Talvez alguma nota de destaque para a zona compreendida entre KM70 e KM78 onde encontrei zonas com saturação de água (mas sempre com forma de progressão fácil), e para os dois contra-fogos ao KM 106.

Possibilidade de paragem no Castelo de Almourol (junto a Constância) e em pleno Rio Tejo.

Notas:

! Respeite os terrenos e não saia das trilhas !
! Existem dois contra-fogos seguidos a transpor. O primeiro é fácil, o segundo um pouco mais difícil. São ao KM 106 !
! Não circule em terrenos onde a circulação esteja explicitamente proibida !
! Em ribeiras e ou zonas com água, confira o caudal do mesmo antes de atravessar. !
! Respeite a Natureza !

! Trilha baseada na publicação do membro Pedro Quá !

Tipo de piso:
30%alcatrão
70%offroad

Dificuldade:
! Reduzida !

Zona facultativa com possibilidade de umas brincadeiras.

As subidas aqui mostradas ficam à direita do percurso. São facultativas.

Parque de Merendas

Esquerda pelo estradão

Em frente pelo Estradão

Gancho à Esquerda

Caso não pretenda visitar o Castelo, virar à direita.

Ribeira

Atenção! Entrada em estrada.

Em Frente para Trilho

• gmateus1973@gmail.com 19 abr. 2019

He realizado esta ruta  verificado  ver detalle

O melhor trilho de sempre. Espetacular , com todos os tipos de piso e muito fácil de seguir. Parabéns e obrigado a quem o criou

rjpmendes 22 abr. 2019

Obrigado pelo Feedback.
    Ao fim ao cabo todos nós absorvemos um pouco desta comunidade, sendo estes resultados e partilhas, muitas das vezes, um trabalho conjunto.
    Continuação de bons trilhos!

• Foto de EduardoAlface

EduardoAlface 10 sept. 2019

Olá. O percurso será acessível a um SUV fwd? Obrigado pela partilha. abraço

rjpmendes 10 sept. 2019

Viva!
    Este percurso é fácil e rolante para jipe, mas apresenta dificuldades para um SUV.
    Do que me recordo, os 50kms iniciais são os mais rolantes e provavelmente mais aptos para esse estilo de veículo.
    Posteriormente tem passagens impróprias para um SUV, por seixos do rio, uma ou outra ribeira, e os corta fogos que necessita de 4x4 ( de preferência com caixa de baixas).
    Se for à descoberta leve cuidados redobrados e não arrisque. Procure alternativas quando possível.
    Espero ter ajudado.

• Foto de EduardoAlface

EduardoAlface 10 sept. 2019

Obrigado pela explicação, ajudou bastante. Vou tentar fazer o percurso num Evoque 2.2 eD4 FWD e deixarei feedback para quem queira seguir o track num veículo equivalente. Boas voltas :)

• eduardo venda nunes 25 may. 2021

Olá, os ultimos Kms antes de Castelo Bode, são feito por alcatrão ou offroad?

rjpmendes 25 may. 2021

Viva Eduardo,

Não sabendo ao certo quais os últimos quilómetros que refere, tentarei dar a melhor explicação possível.

Chegado a Constância, tem uns 15 quilómetros em alcatrão por forma a visitar o Castelo de Almourol. Pode evitar-los e seguir logo em direção a Norte.
    Após sair de Constância em direção a Castelo do Bode, entra novamente por caminhos fora de estrada, mas por vezes é necessário regressar por alguns instantes ao alcatrão como forma de ligação a outras estradas rurais não pavimentadas.
    Para uma melhor perceção, é fazer zoom no trilho com a vista satélite ativa e perceber o tipo de pavimento.

Bons passeios.

• Foto de WexTT

WexTT 13 jun. 2021

He realizado esta ruta  verificado  ver detalle

Acabei de fazer este track e desta forma deixo aqui a minha opiniao:

- muitos parabéns pela clareza da informação bem como a documentação fotográfica.

- a parte inicial do track é muito rápida e rolante mas alerto para a movimentação de alguns tratores e camiões que andam pelo local.

- a 2° metade do percurso é mais dura de fazer, fiquei com a ideia de andar num rio seco. Muita pedra e algumas poças que dificilmente se ultrapassaram no inverno de o jipe não estiver preparado para andar com água a cima do capot. Muitos buracos encontrados que facilmente se escondem com o tempo chuvoso.

Desta forma agradeço a partilha que para mim foi muito útil até chegar ao meu destino.