Coordenadas 12194

Fecha de subida 3 de mayo de 2017

Fecha de realización mayo 2017

-
-
103 m
-6 m
0
32
64
127,97 km

Vista 733 veces, descargada 24 veces

preto de Gauchinha II, Paraíba (Brazil)

Viagem de João Pessoa até a praia de Barra de Mamanguape.

O trajeto explora trilhas no canavial litorâneo da Paraíba e passando por atrativos no meio do caminho como um Forte Velho, Ruína de Igreja, falésia na praia de Bom Sucesso até chegar na foz do Rio Mamanguape, além de passarmos pela margem oeste do rio Paraíba nos povoados de Ribeira e Forte Velho.

O Forte Velho guarda muita história. A Paraíba nasceu lá. Foi construído em 1584 quando a Espanha dominava Portugal. A função desse ponto de observação era proteger o acesso ao continente por esse canal.

A igreja de Bom sucesso foi erguida no final do século XVIII (1789) por padres da ordem Carmelita. Construída com pedra calcária e arenito. Hoje restam suas paredes com uma imensa Gameleira abraçando a sua parede frontal. Uma visita que não pode ser deixada de lado por tamanha beleza.

Os pontos marcados como porteira fechada foi por onde tentamos passar, indo o mais próximo de margear a mata mas encontramos porteiras que não podíamos passar. Onde tiver escrito apenas "porteira", significa que pode passar, lembrando de fechar após a passagem. Respeitem as propriedades alheias.
Erosões
Rio raso mas de águas limpas e as pessoas costumam se refrescar nele.
Outro rio de águas limpas onde o pessoal se banha ou lava roupas.
Açude
Posto onde me concentrei com os demais carros antes de partir. Aqui pode-se almoçar, ter acesso a banheiros e abastecimento dos veículos. Recomendado estar com o tanque cheio, pois daqui para frente não haverá mais pontos para tal até o fim do percurso (mais de 100Km de trilha).
Povoado da Ribeira, município de Santa Rita.
Logo que saímos do asfalto para subir o canavial em direção o Forte Velho nos deparamos com uma ótima erosões, que foi superada facilmente.
Rio
Porteira
Travessia do rio Miriri
Igreja erguida no século 16. Hoje restam as paredes sustentadas por uma imponente Gameleira que nasceu em cima e suas raízes desceram até o chão.
Mirante Falésia Bom Sucesso. Mirante próximo à igreja.
Erosões grandes que exigem técnica para descer ou pode escorregar e amassar toda a lateral do carro. O vídeo só filmou da metade para o final. A parte inicial mais profunda não conseguimos filmar.
Porteira bem velhinha. Cuidado para não cair sobre você quando for abri-la.
Além de ser um atoleiro, uns 100m à frente tem uma árvore caída, por isso fiz o desvio.
Algumas fotos No encontro do mar com o rio. O rio é limpo mas por não ser muito caudaloso a água é sempre salgada, mesmo na maré baixa.
Ponto de observação erguido em 1584 num ponto alto (mirante do Atalaia) para vigiar a entrada de embarcações no continente através do rio Paraíba. Por fim, após abandonado ficou conhecido como Forte Velho e originou o nome do povoado abaixo do morro à beira do rio Paraíba.
Várzea

4 comentarios

  • Foto de Gustavo Bezerra de Souza Pereira

    Gustavo Bezerra de Souza Pereira 19-sep-2018

    Lagatixa, estou pensando em fazer essa trilha com a família. É tranquila? Não tenho muita experiência de offroad. Tu acha que dá pra fazer numa boa?

  • Foto de Lagatixa

    Lagatixa 20-sep-2018

    É tranquila sim. Dá para ir com família sem problemas. Eu fui em apenas um carro. Fui em dia de chuva e fui em dia de sol. Fiz duas vezes o percurso. Qualquer 4x4 mesmo com pouca experiência não terá dificuldades.

  • Foto de Gustavo Bezerra de Souza Pereira

    Gustavo Bezerra de Souza Pereira 25-sep-2018

    Obrigado velho!!

  • Foto de maubr10

    maubr10 16-dic-2018

    Parabéns!
    Fiz este roteiro 10 anos atrás, mudou muito, na época conseguia passar do Bonsucesso até a ponte beirando o mangue.
    Belo roteiro.

Si quieres, puedes o esta ruta