Tempo  53 minutos

Coordenadas 313

Fecha de subida 5 de enero de 2016

Fecha de realización diciembre 2015

  • Valoración

     
  • Información

     
  • Fácil de seguir

     
  • Entorno

     
-
-
922 m
792 m
0
3,8
7,6
15,3 km

Vista 2320 veces, descargada 168 veces

preto de Campo do Meio, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto desde o camping Picareta até a Cachoeira da Chinela, entre os municípios de São Roque de Minas e Vargem Bonita.

COMO CHEGAR:
São Roque de Minas abriga grande parte do Parque Nacional da Serra da Canastra, está a cerca de 330km de BH, o acesso pode ser feito pelas rodovias MG-050 (completamente asfaltada) ou BR-262 (passando por alguns trechos de terra).

A ESTRADA:
O trajeto é todo feito em estrada de terra. O primeiro trecho, de São Roque a bifurcação para a cachoeira, é por um estradão em boas condições. No KM 11 saímos do estradão por uma estrada vicinal à direita. Da bifurcação até o ponto de estacionamento a estradinha está em condições medianas. Com o terreno seco, o trajeto é tranquilo para qualquer carro de passeio. Já com o solo molhado/encharcado a coisa pode ficar difícil para veículos sem tração 4x4, já que a estrada fica bastante escorregadia e o barro mole se acumula em alguns pontos da estradinha.

O trajeto alterna aclives e declives acentuados e, em condições normais, é tranquilo para qualquer tipo de veículo e não exige experiência do motorista. Seguimos 14,8km pela estrada até o ponto "estacionamento", onde começa a trilha. Há uma pequena casa no local, no momento da nossa visita não havia ninguém para cobrar a entrada, já que a cachoeira fica em propriedade particular. Por relatos, parece que normalmente é cobrado um valor simbólico como ingresso, algo como 5$ por pessoa.

A trilha se estende por 500 metros, desde o estacionamento até o poço da cachoeira, quase sempre plana e não oferece dificuldade para o visitante. Ideal para crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Vale ressaltar que boa parte do caminho é sombreada. A chegada ao poço oferece alguma dificuldade, já que é preciso caminhar sobre rochas e descer degraus, sendo que o terreno é bastante irregular neste ponto.

A cachoeira é bem interessante, possui um poço pequeno, mas ótimo para banho. Um pouco antes do ponto final é possível visualizar outra trilha que sobe pela mata à direita da cachoeira, provavelmente dando acesso a poços superiores. Na ocasião não explorei o local, mas fotos indicam que acima da Chinela há outras cachoeiras e poços.

CONSIDERAÇÕES:
- Passeio de baixa dificuldade, em condições normais é um trajeto tranquilo para qualquer tipo de carro e uma caminhada tranquila para a maioria das pessoas;
- É um passeio curto e de fácil acesso, que está relativamente próximo das cidades da região. Se quiser aproveitar melhor o local, chegue cedo! Quando chegamos não havia ninguém por lá, após algumas horas apareceram vários grupos;
- No verão o Sol ilumina o poço da cachoeira no período da manhã, de qualquer forma a temperatura da água era bem agradável;
- LEVE SEU LIXO DE VOLTA!

Ver más external

Placa informando sobre a cachoeira da Chinela
Placa informando o caminho para cachoeira da Chinela.
Início do trecho de trilha (a pé)

1 comentario

  • Foto de Caminho Traçado

    Caminho Traçado 09-mar-2018

    He realizado esta ruta  verificado  ver detalle

    Caminho super fácil. Muito bom porque só conhecia o caminho saindo por Vargem Bonita

Si quieres, puedes o esta ruta