Actividade

Sorocaba - Pico Descalvado

Descargar

Fotos de la ruta

Foto deSorocaba - Pico Descalvado Foto deSorocaba - Pico Descalvado Foto deSorocaba - Pico Descalvado

Autor

Estadísticas de la ruta

Distancia
174,81 km
Desnivel positivo
5.355 m
Dificultade técnica
Moderado
Desnivel negativo
5.376 m
Altitud máxima
1.156 m
TrailRank 
62
Altitud mínima
539 m
Trail type
Solo ida
Tiempo en movimiento
8 horas 14 minutos
Tempo
12 horas 17 minutos
Coordenadas
14725
Fecha de subida
16 de julio de 2023
Fecha de realización
julio 2023
Compartir

preto de Sítio Yamada, São Paulo (Brazil)

Vista 390 veces, descargada 16 veces

Fotos de la ruta

Foto deSorocaba - Pico Descalvado Foto deSorocaba - Pico Descalvado Foto deSorocaba - Pico Descalvado

Descripción del itinerario

Passeio saindo de Sorocaba em direção aos Pico Descalvado. Além de chegar ao Pico Descalvado o passeio tinha como objetivo tirarmos muitas fotos. Fomos em duas TR4 uma 100% original. Passamos pelas capelas Inhayba e Penha seguimos em direção ao Espaço Retrô passando pela represa de Itupararanga para uma série de fotos. Depois seguimos para a Vila Elvio e de lá seguimos para o Pico Descalvado. Este foi o trecho mais empolgante do ponte de vista de um passeio off-road.

Puntos de interese

Foto deCapela Inhayba Foto deCapela Inhayba Foto deCapela Inhayba

Capela Inhayba

A Capela da Imaculada Conceição tem data de construção estimada de 1930. Dizem que foi projetada pelo famoso arquiteto Ramos de Azevedo, já que ele costumava frequentar a região em visita a amigos e o estilo arquitetônico da capela era similar ao de suas obras, mas essa informação não é confirmada. Foi construída em alvenaria de tijolos maciços, revestida com argamassa. Sua fachada possui características arquitetônicas neoclássicas, com sineira em cima da porta principal e acima dela a sua cruz, com telhado em duas águas. Apresenta, na fachada frontal e de fundo, vitrais de grande beleza com motivos religiosos. Seu forro e a estrutura do telhado são aparentes, de madeira envernizada. O altar é de madeira numa composição bem singela, sendo a nave principal dividida por uma divisória de madeira, acoplada ao altar sendo inclusive, usado como confessionário. Em 2012, sob responsabilidade do Grupo Votorantim, a área foi tomada por um incêndio criminoso que teve início na mata próxima à capela, atingindo cerca de 30 alqueires, deixando-a parcialmente destruída. Em 2014 foi tombada pelo patrimônio histórico e finalizada sua restauração.

Foto deCapela da Penha Foto deCapela da Penha Foto deCapela da Penha

Capela da Penha

Trata-se de um marco remanescente dos caminhos percorridos pelo bandeirismo e pelo tropeirismo em São Paulo que conduziram, inclusive, à fundação de Cuiabá, no Mato Grosso, e ao início das denominadas Monções. Os estudos de tombamento evidenciaram que a Capela da Penha materializou processos históricos caracterizadores do período colonial. Sua trajetória representa contextos socioeconômicos e culturais das atividades de escravização de indígenas e do início da mineração no país, além da aculturação dos povos ameríndios e da formação da sociedade brasileira. Os estudos também demonstraram que a sua denominação coincide com a invocação à Nossa Senhora da Penha na descoberta das minas auríferas cuiabanas por bandeirantes de Sorocaba, relacionando-se também ao porto monçoeiro da freguesia de Nossa Senhora da Penha de Araritaguaba (atual município de Porto Feliz). Constitui, portanto, um documento edificado da religiosidade das bandeiras e rotas tropeiras. As pesquisas indicaram que a primeira edificação da capela foi erigida no final do século XVII e que a construção remanescente foi erigida a partir de 1724, com estruturas em taipa de pilão e mão de obra de indígenas escravizados. A materialidade do edifício foi alterada devido a incêndios e subsequentes restauros. Contudo, a ermida conservou os traços característicos das capelas rurais bandeiristas e ainda é possível observar indícios das técnicas construtivas empregadas originalmente.

PictogramaLago Altitude 841 m
Foto deRepresa de Itupararanga Foto deRepresa de Itupararanga Foto deRepresa de Itupararanga

Represa de Itupararanga

A Usina Hidrelétrica de Itupararanga está localizada nos municípios de Ibiúna, Sorocaba e Votorantim, no estado de São Paulo. Foi construída pela Light em 1912 no canyon do rio Sorocaba, na Serra de São Francisco, onde em 1903 existia nos arredores a Fazenda do Itupararanga que pertencia ao Banco União de São Paulo, com duas grandes quedas d'águas que chamavam a atenção, uma com 18 e outra com 56 metros de altura. A fazenda era grande produtora de ardósias e mármores[1]. Teve seu funcionamento iniciado em 1914. A represa está incluída na Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga que foi criada pela Lei Estadual nº 10.100, de 01 de dezembro de 1998 e alterada pela Lei Estadual 11.579 de 02 de dezembro de 2003, pelo deputado Hamilton Pereira, cujo objetivo é o uso sustentável e conservação ambiental. A área de da APA corresponde à área da bacia hidrográfica da represa de Itupararanga, que inclui os municípios de Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantim, com área total de 93.356,75 hectares.

Foto deEspaço Retrô Foto deEspaço Retrô Foto deEspaço Retrô

Espaço Retrô

Parada comum para ciclistas é uma volta no tempo. Diversos itens que fazem nos lembrar da infância (só para quem tem alguma idade rsrs). Os salgados são uma delícia e o hot dog é espetacular!

PictogramaFoto Altitude 834 m
Foto deMirante da Pedra Solta Foto deMirante da Pedra Solta

Mirante da Pedra Solta

Mirante incluso na Ciclorota de Piedade. Um ponto alto especialmente localizado em uma pedra na beira de um morro o que propicia uma excelente foto,

PictogramaFoto Altitude 986 m
Foto deVila Elvio Foto deVila Elvio Foto deVila Elvio

Vila Elvio

Em 1.930 Luigi, que residia na cidade de Araraquara, visitou a cidade de Piedade e encontrou muitos italianos morando e trabalhando no local. Ao conhecer a zona rural, ficou encantado com o bairro Sarapui, em especial, com a variedade de árvores e abundância de água. Devido a isso, em 08/12/1.933, Luigi comprou da família Godinho 2.221,191 hectares de terras, sendo que boa parte era mata nativa. Seu propósito era criar uma colônia italiana em sua fazenda. Em 1.936, ele deu início a uma pequena serraria, tocada por uma Roda D'Agua, fabricando ali cadeiras anatômicas. Luigi passou a dedicar-se inteiramente no desenvolvimento da vila, tendo reunido pessoas especializadas para construir a grande fazenda.

PictogramaWaypoint Altitude 886 m
Foto deParque Estadual de Jurupará

Parque Estadual de Jurupará

PictogramaWaypoint Altitude 1.104 m
Foto dePico Descalvado Foto dePico Descalvado Foto dePico Descalvado

Pico Descalvado

Comentarios  (0)

    Si quieres, puedes o esta ruta